27.8 C
Manaus
sábado, 14 fevereiro, 2026
InícioPolíticaTarifa zero é tema de cinedebate com comunidade de São Leopoldo (RS)

Tarifa zero é tema de cinedebate com comunidade de São Leopoldo (RS)

Date:

[ad_1]

O debate sobre mobilidade urbana e direito à cidade ganhou um novo espaço de diálogo em São Leopoldo, região metropolitana de Porto Alegre. Na tarde de quarta-feira (1º), moradores da Vila Paim participaram de um cine debate promovido pelo mandato do vereador Anderson Etter (PT), em parceria com o Círculo Operário Leopoldense (COL). A atividade reuniu a comunidade para assistir ao minidocumentário Tarifa Zero: Cidade em Disputa e conversar sobre a proposta de implementação da tarifa zero no transporte coletivo do município.

Essa foi a primeira de uma série de atividades que devem percorrer diferentes bairros da cidade, levando a discussão diretamente às comunidades. O próximo encontro será realizado na próxima terça-feira (7), às 14h, na sede do COL, com a presença dos moradores da Feitoria.

“Resolvemos exibir o documentário por entender que se trata de um recurso cultural bem didático sobre as dificuldades enfrentadas por quem depende do transporte público para se locomover. Nesta primeira exibição já contamos com a participação e interesse das pessoas em comentar, discutir e dar depoimentos sobre a sua realidade diária”, ressalta o vereador.

Uma proposta em construção

Anderson Etter é autor do projeto de lei que cria o Programa Municipal de Incentivo ao Uso do Transporte Público Coletivo por Ônibus. O texto prevê a constituição do Fundo Municipal de Melhoria da Qualidade e Subsídio ao Transporte Coletivo (FSTC), que deve financiar a política da tarifa zero em São Leopoldo.

Segundo ele, a proposta é viável e traz impactos positivos não apenas para os usuários, mas para toda a cidade. “Vamos circular por todos os territórios para promover este debate e explicar o funcionamento da nossa proposta de implementação da Tarifa Zero em São Leopoldo. Essa atividade aproxima a comunidade, que pode tirar dúvidas e compreender melhor como essa política vai trazer benefícios sociais, ambientais e econômicos para todos nós”, afirmou.

Ainda em março, a Câmara Municipal de São Leopoldo aprovou a criação da Frente Parlamentar em Defesa da Tarifa Zero no Transporte Coletivo, que reúne parlamentares de diferentes partidos: Anderson Etter (PT), Fábio Bernardo (PT), Karina Camilo (PT), Ricardo Luz (PT), Daniel Daudt (PL) e Fabiano Haubert (PDT). O projeto de lei que institui o programa já foi protocolado e está em análise pela assessoria jurídica do Legislativo.

Tarifa zero: direito à cidade em disputa

A proposta de tarifa zero tem sido tema de debate em várias cidades do Brasil e do mundo. A medida busca garantir o direito à mobilidade urbana como um direito social básico, equiparado à saúde, à educação e à moradia. Para seus defensores, o transporte público gratuito é um caminho para reduzir desigualdades, ampliar o acesso a serviços e oportunidades e incentivar alternativas mais sustentáveis ao uso do automóvel.

“Promover o debate sobre a Tarifa Zero com as comunidades atendidas pelo Círculo Operário Leopoldense é fundamental para fortalecer a participação popular e democratizar o acesso a informações que impactam diretamente a vida cotidiana. O transporte público gratuito não é apenas uma pauta de mobilidade urbana, mas uma questão de justiça social, de acesso a direitos e de qualidade de vida”, afirma a diretora executiva do COL, Odete Zanchet.

Para ela, ao abrir esse espaço de diálogo, contribui-se para que famílias, crianças, adolescentes e trabalhadores e trabalhadoras compreendam os benefícios da proposta e se reconheçam como protagonistas na construção de políticas públicas que ampliam a cidadania. “Como Centro de Promoção e Defesa de Direitos Humanos, entendemos a importância de apoiar e trazer para a comunidade temas que garantem direitos, qualidade de vida e inclusão social.”

Do cinema para a realidade local

O documentário exibido, Tarifa Zero: Cidade em Disputa, produzido pelo jornal Brasil de Fato em parceria com a Fundação Rosa Luxemburgo, retrata a vida de quem enfrenta diariamente o transporte público em São Paulo – uma cidade marcada por grandes distâncias, longas jornadas e desigualdade urbana.

Com depoimentos de trabalhadores e especialistas, a obra mostra como o sistema de mobilidade é excludente, caro e precário, reforçando desigualdades sociais, raciais e territoriais, ao mesmo tempo em que consome tempo, saúde e renda da população.

Para Etter, apesar das diferenças de escala entre São Paulo e São Leopoldo, o filme contribui para provocar reflexões locais. “Dadas as evidentes diferenças entre São Paulo e São Leopoldo, o documentário contribui para despertar identificações com os mesmos problemas enfrentados na mobilidade urbana, anseios e direitos das pessoas”, avalio o vereador.

Assista ao teaser oficial do documentário:

🎬 Tarifa Zero: Cidade em Disputa — Teaser Oficial

[ad_2]

Fonte: Brasil de Fato

spot_img
spot_img
Sair da versão mobile