Ícone do site Ecos do Norte

Postos de vacinação contra a Covid-19 em Manaus funcionam até quarta-feira

Os postos de vacinação contra a Covid-19 em Manaus estarão abertos apenas até esta quarta-feira (07), devido ao feriado de Corpus Christi na quinta-feira (08) e ao ponto facultativo na sexta-feira (09).

Para receber a vacina contra a Covid-19, os usuários devem apresentar documento de identidade com foto, CPF ou Cartão Nacional de Saúde (CNS) e cartão de vacina, de acordo com as doses e intervalos recomendados pelo Ministério da Saúde. A consulta da situação vacinal e das doses a serem aplicadas pode ser feita na plataforma online Imuniza Manaus (imuniza.manaus.am.gov.br).

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) informou que são 74 pontos de vacinação espalhados pela cidade, sendo que nove unidades oferecem horário estendido, das 8h às 20h, para facilitar o acesso de quem estuda ou trabalha em horário comercial. Os demais postos funcionam das 8h às 17h, e a lista completa com endereços e horários está disponível no site semsa.manaus.am.gov.br e no link bicly/localvacinacovid19.

Nos postos de vacinação, são oferecidas as vacinas monovalentes, Coronavac, Pfizer e Janssen, para o público adulto que deseja iniciar ou completar o esquema de doses. Adolescentes de 12 a 17 anos também podem receber a 3ª dose de reforço. Crianças de 6 meses a menores de 5 anos recebem a Pfizer baby (tampa vinho), enquanto as de 5 a 11 anos recebem a Pfizer pediátrica (tampa laranja).

Além disso, o serviço de saúde municipal oferece a vacina bivalente para todas as pessoas a partir de 18 anos e para pessoas a partir de 12 anos com comorbidades, imunossuprimidas, gestantes, puérperas, residentes em instituições de longa permanência, indígenas e quilombolas. Para receber o imunizante, é necessário ter tomado a segunda dose do esquema primário ou qualquer dose de reforço há pelo menos quatro meses.

A vacina bivalente ajuda a prevenir formas graves da Covid-19 e protege contra as cepas originais do coronavírus, incluindo as subvariantes da Omicron, reduzindo o risco de hospitalização e óbito.

Sair da versão mobile