24.2 C
Manaus
quinta-feira, 3 abril, 2025
InícioAmazonasPolícia revela mensagens de líder religioso suspeito de aliciar menores

Polícia revela mensagens de líder religioso suspeito de aliciar menores

Date:



O líder religioso, identificado como Gelson, de 38 anos, trocava mensagens de cunho sexual com adolescentes (Composição: Paulo Dutra/CENARIUM)

01 de abril de 2025

Jadson Lima – Da Cenarium

MANAUS (AM) – A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) tornou pública, nesta terça-feira, 1°, mensagens de teor sexual, enviadas por um líder religioso, identificado como Gelson, de 38 anos, para um adolescente de 12 anos. O homem foi preso preventivamente em Manaus, nessa segunda-feira, 31, por uma equipe da Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca) no âmbito da Operação Mateus 7:15, que investiga o favorecimento à prostituição e aliciamento de crianças e adolescentes de 12 a 14 anos.

De acordo com a polícia, o líder religioso também foi autuado em flagrante por crime de armazenamento de contudo pornográfico envolvendo crianças e adolescentes durante a ação policial. Os registros foram encontrados em aparelhos eletrônicos em posse do investigado após o cumprimento de mandado de busca e apreensão em endereço ligado a Gelson, localizado no bairro da Paz, na Zona Centro-Sul da capital amazonense. A Justiça autorizou o acesso irrestrito aos conteúdos em aparelhos do suspeito.

Mandado de busca e apreensão foi cumprido em endereços e veículos do investigado (Divulgação)

Além das mensagens trocadas com uma das vítimas, as autoridades também revelaram diálogos do investigado com um outro homem, que não teve o nome revelado pela polícia. Em uma das mensagens, enviada às 19h39 de uma dia que não é possível identificar, a outra pessoa diz ao investigado que lhe mandará mensagem quando chegar em casa.

No mesmo horário, o líder religioso o questiona se ele teria coragem de manter relações sexuais com o enteado. “Muito novo ele”, responde a outra pessoa, que pede para o investigado tomar cuidado com a mãe da criança. “Ele não conta”, diz o líder antes de afirmar que já manteve relações com a vítima em outra ocasião. A outra pessoa insiste: “Ele é criança”, e o líder religioso responde: “Eu sei”. Veja mensagens reveladas pela PC-AM:

Mensagens foram encontradas em aparelhos alvo de buscas da PC-AM (Divulgação)

Outro conteúdo tornado público pela polícia nesta terça-feira aponta que Gelson levava uma criança do sexo feminino para um homem idoso praticar crimes sexuais. O diálogo é registrado durante uma conversa, na qual o investigado sugere que pode deixar a vítima por uma hora com o outro suspeito. “Não tenho carro, como vamos fazer?“, questiona o homem, que demostra vontade de praticar crimes sexuais com a criança. Veja mensagem:

Investigado conversava com outro homem, mostram mensagens (Divulgação)
Estupro de vulnerável

Além do aliciamento e armazenamento de conteúdo ilícito, a delegada Juliana Tuma, titular da Depca, afirmou que a investigação apontou para indícios de que o líder religioso cometeu outros crimes, que incluem abusos contra crianças da própria família, que pode configurar estupro de vulnerável. O investigado também estava comercializando os materiais envolvendo menores de idade.

Em outras mensagens divulgada pela PC-AM, enviada pelo líder religioso às 18h18, ele afirma que manteve relações sexuais com uma criança do sexo masculino de 8 anos. O outro homem também diz que abusou de uma outra criança e conta detalhes do possível crime. Em 13 de março eles voltam a se falar e o investigado diz que cuidará do sobrinho. “Vou já air”, responde outra pessoa às 17h49. Veja mensagens:

Crianças também foram vítimas de abuso sexual, revela investigação (Divulgação)
‘Tem que ser escondido’

Uma das vítimas do líder religioso é um adolescente de 12 anos. O investigado começa perguntando se o adolescente participa de campeonato e chega a oferecer uma chuteira e condiciona a entrega do calçado a relações sexuais. “Você vem, me c*** e leva a chuteira”, diz Gelson. Na sequência, a vítima manifesta preocupação e o investigado responde: “Sou casado, por isso tudo tem que ser escondido”. Ele revela ainda que manteve relações sexuais com outro adolescente por R$ 150. “Mas ele foi embora”, disse. Veja mensagens:

Investigado condicionou entrega de chuteira a relações sexuais com a vítima (Divulgação)

Na conversa o homem pede que uma vítima minta para a pessoa responsável afirmando que ganhou o produto em uma rifa. Ele também revela que usou o mesmo método com outro adolescente. “A gente imprime umas rifas falsas. Aí você leva umas 15 só para dizer que tá vendendo. Depois de uma semana você diz que foi sorteado. Eu fiz assim com outro garoto e deu certo”, diz o líder religioso. Veja mensagens:

Mensagens foram reveladas após operação policial (Divulgação)
Investigação

Em coletiva de imprensa, realizada nesta terça-feira, a delegada Juliana Tuma destacou que a investigação foi iniciada após a mãe de uma das vítimas acionar das autoridades por meio do registro de um Boletim de Ocorrência (BO) contra o líder religioso. Ela relatou que encontrou no celular do filho mensagens de cunho sexual com ele.

Após a denúncia, as equipes da PC-AM iniciaram as diligências e representaram na Justiça pela prisão preventiva do suspeito, além de busca e apreensão em endereço e veículos ligados a ele. A Operação Mateus 7:15 foi nomeada em referência a uma passagem bíblica que alerta sobre falsos profetas.

Delegada responsável pela investigação falou com a imprensa (Divulgação)

“Após um intenso trabalho de investigação, saímos em diligência para cumprir as ordens judiciais. O suspeito foi localizado no bairro da Paz, na zona centro-oeste da capital. Durante a ação, apreendemos dois celulares, livros didáticos e uma agenda. Ele parecia ser uma pessoa acima de qualquer suspeita, pois atuava a mais de 10 anos como líder de jovens em uma igreja evangélica”, explicou a delegada.

Leia mais: Homem investigado por cometer estupros em série é preso em Manaus
Editado por Izaías Godinho



Fonte: Agência Cenarium

spot_img
spot_img
Sair da versão mobile