Ícone do site Ecos do Norte

Estudante é Preso por Protesto na UFAM

Estudante Preso em Protesto Universitário

Um protesto organizado pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE) na Universidade Federal do Amazonas (UFAM) resultou na detenção de Christopher Rocha, estudante e presidente da União da Juventude Socialista (UJS) do Amazonas, pela Polícia Federal. As imagens compartilhadas nas redes sociais mostram Rocha sendo arrastado por agentes fortemente armados, gerando alegações de agressão e truculência.

Protesto e Alegações Contra Palestrante

O protesto ocorreu em oposição à palestra de André Lajst, cientista político e presidente executivo da StandWithUs Brasil, que ocorria na UFAM. Lajst, que prestou serviço no exército israelense, é acusado por entidades estudantis, como a União Nacional dos Estudantes (UNE), de defender o regime do Apartheid e realizar limpeza étnica em Israel.

Manifestação Pacífica e Intervenção do Reitor

Christopher Rocha, graduado em História e presidente da UJS, enfatizou que a manifestação visava exercer o direito constitucional à livre manifestação política. Sylvio Puga, reitor da UFAM, acompanhou o estudante durante todo o processo de detenção e depoimento

Associação de Docentes se Manifesta

A Associação dos Docentes da Universidade Federal do Amazonas (Adua) emitiu uma nota solidarizando-se com Christopher e os demais estudantes envolvidos na manifestação. A associação destacou que a ação estava respaldada pelo direito de livre manifestação política.

Até o momento desta matéria, a Superintendência da Polícia Federal no Amazonas não se pronunciou sobre a detenção de Christopher Souza da Rocha. O incidente levanta questionamentos sobre o uso da força em protestos universitários e o respeito ao direito de manifestação.

Sair da versão mobile