Deputada Carla Zambelli e Hacker ‘Vaza Jato’ Alvos de Operação
A Polícia Federal cumpre mandados de busca e apreensão nos endereços da deputada Carla Zambelli, uma das principais aliadas do ex-presidente Jair Bolsonaro, e prendeu Walter Delgatti, conhecido como o hacker da ‘Vaza Jato’. Ambos são suspeitos de atuarem em uma trama que mirava o ministro Alexandre de Moraes, do STF, o que resultou na invasão dos sistemas do CNJ (Conselho Nacional de Justiça) e na inserção de documentos e alvarás de soltura falsos no Banco Nacional de Mandados de Prisão.
Encontros Polêmicos e Cruzada contra as Urnas Eletrônicas
Delgatti, famoso por invadir contas de Telegram de procuradores da Lava Jato, teve encontros em 2022 com integrantes da campanha e aliados do então presidente Bolsonaro. Na ocasião, interlocutores disseram que Delgatti se reuniu com Valdemar da Costa Neto, presidente do PL, e a deputada Zambelli teria intermediado o encontro. O objetivo da suposta reunião entre o presidente e Delgatti era tentar engajá-lo na cruzada de Bolsonaro contra as urnas eletrônicas.
Passado Hacker e Caso ‘Vaza Jato’
Delgatti já havia sido preso em julho de 2019 pela Polícia Federal na Operação Spoofing, que apurava a existência de uma quadrilha responsável por “crimes cibernéticos”. Segundo a corporação, ele liderou um ataque hacker contra autoridades e acessou trocas de mensagens dos procuradores da Lava Jato pelo Telegram.