25.3 C
Manaus
terça-feira, 10 fevereiro, 2026
InícioPolíticaWebsérie ‘Prêmio do Cocar’ valoriza mestres e mestras das culturas populares de...

Websérie ‘Prêmio do Cocar’ valoriza mestres e mestras das culturas populares de Minas Gerais — Brasil de Fato

Date:

[ad_1]

Celebrar e preservar os saberes das culturas populares e tradicionais de Minas Gerais é o objetivo da websérie Prêmio do Cocar, produzida pela Organização Social Vokuim e lançada no YouTube no dia 7 de outubro. Os episódios inéditos são exibidos às terças e quintas-feiras e apresentam mestres e mestras cuja trajetória fortalece a identidade e a memória cultural de suas comunidades.

A produção percorre o estado, do Norte de Minas ao Vale do Jequitinhonha, passando por quilombos, aldeias e centros urbanos, para registrar histórias de 18 guardiões da cultura popular com idades entre 65 e 101 anos. Ao todo, foram cerca de 7,5 mil quilômetros rodados e mais de 120 horas de filmagem.

Segundo Alba Dutra, coordenadora da Vokuim, o registro audiovisual é uma forma de manter viva a oralidade e o conhecimento transmitido por gerações. 

“O audiovisual permite que esses legados alcancem novas gerações, ultrapassando fronteiras geográficas e temporais. É também uma ferramenta de valorização e respeito pelas trajetórias que moldam a identidade cultural do estado”, afirma.

O primeiro episódio apresenta o mestre Ulisses Mendes, ceramista de Itinga, no Vale do Jequitinhonha, que desde 1979 transforma o cotidiano do território em arte de argila. 

“Era uma comunidade em que todo mundo fazia panela. Eu herdei essa cultura e é por isso que sou artesão. A gente não ensina, a gente abre o caminho”, conta o mestre.

A série já passou por Januária, o Território Indígena Xakriabá, e comunidades quilombolas em Serro, Itinga, Minas Novas e Paracatu, além de Belo Horizonte, onde foram entrevistadas lideranças da Cabana do Pai Tomás e do Kilombu Manzo Ngunzo Kaiango.

O projeto integra o Edital Prêmio do Cocar: Pajé Vicente Xakriabá, que contemplou 18 agentes culturais entre 167 inscritos de 61 municípios mineiros. Cada selecionado recebeu R$ 21 mil como reconhecimento de sua contribuição à cultura popular. A iniciativa homenageia o Pajé Vicente Xakriabá, referência na defesa dos direitos indígenas e da espiritualidade do cerrado mineiro.

Viabilizado por meio de emenda parlamentar da deputada federal Célia Xakriabá (Psol-MG), o edital é vinculado à Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural do Ministério da Cultura (MinC).

Com 22 anos de atuação, a Vokuim, sediada em Rubim (MG), desenvolve projetos voltados à educação popular, à produção cultural e à preservação da memória no Vale do Jequitinhonha, impactando mais de 50 mil pessoas.

Os episódios da websérie estão disponíveis gratuitamente em youtube.com/@Vokuim, e novas estreias seguem até dezembro.

Lista de episódios:

21/10 – Ivanilde Corrêa Moreira, Januária

23/10 – Juvenal Xakriabá, Aldeia Catito, São João das Missões

28/10 – Isabel Xakriabá, Aldeia Custódio, São João das Missões

 30/10 – Mestre Chiquinho, Ubá

 04/11 – Cristina Coutrim dos Reis, Quilombo São Domingos, Paracatu

 06/11 – Valdemar Xakriabá, Aldeia Prata, São João das Missões

11/11 – Dona Nenzinha, Comunidade Quilombola Jenipapo Pinto, Itinga

 13/11 – Odete Maria dos Santos, Belo Horizonte

 18/11 – Mam’etu Muiandê, Kilombu Manzo Ngunzo Kaiango, Belo Horizonte

 20/11 – Dona Betinha do Macuco, Comunidade Quilombola Macuco, Minas Novas

 25/11 – Irene dos Reis de Oliveira, Quilombo São Domingos, Paracatu

 27/11 – Dona Tita, Quilombo Morro Santo Antônio, Itabira

 02/12 – Esverdiciana Xakriabá, Aldeia Caatinguinha, São João da Missões

 04/12 – Dona Mundinha, Itamarandiba (in memoriam)

[ad_2]

Fonte: Brasil de Fato

spot_img
spot_img
Sair da versão mobile