32.3 C
Manaus
sexta-feira, 25 abril, 2025
InícioBrasilÚltimo dia de adeus ao papa Francisco: milhares se reúnem no Vaticano

Último dia de adeus ao papa Francisco: milhares se reúnem no Vaticano

Date:


Dezenas de milhares de pessoas lotaram a Basílica de São Pedro, no Vaticano, durante a madrugada e manhã desta sexta-feira (25) no último dia para se despedir do papa Francisco antes de seu funeral no sábado (26).

A basílica ficou aberta durante a maior parte da madrugada, fechando as portas por somente três horas, entre 2h30 e 5h30 (horário local).

O corpo do pontífice de 88 anos, que morreu na segunda-feira (21) em seus aposentos na casa de hóspedes Santa Marta, no Vaticano, após sofrer um AVC, foi levado à Basílica de São Pedro em uma procissão solene na quarta-feira (23).

Desde então, quase 130 mil pessoas de todo o mundo se despediram do pontífice, informou a Santa Sé.

Na manhã desta sexta-feira, após a reabertura da basílica, as filas se estendiam até a metade da avenida principal que vai de Roma ao Vaticano.

As pessoas se aglomeravam lentamente, algumas esperando horas, para ter alguns minutos lá dentro e prestar suas homenagens a Francisco.

Autoridades do Vaticano planejam encerrar o velório às 19h (horário local), 14h em Brasília, desta sexta-feira (25), antes do rito formal de selagem do caixão do papa.

“O que me surpreendeu foi a determinação dele em servir a Igreja e amar seu povo com toda a sua energia, até o fim”, declarou o cardeal italiano Giovanni Battista Re — líder cerimonial do Colégio Cardinalício e funcionário aposentado do Vaticano — ao jornal italiano La Repubblica em entrevista publicada nesta sexta-feira.

É improvável que um conclave para escolher um novo pontífice comece antes de 6 de maio.

Entenda como funciona o conclave que escolhe o papa da Igreja Católica

Cardeais se reúnem e administram Vaticano

Enquanto isso, os cardeais católicos do mundo assumiram temporariamente o controle da Igreja Católica Romana, com 1,4 bilhão de membros.

Os cardeais presentes em Roma se reúnem quase diariamente, principalmente para discutir questões logísticas, no que é chamado de “congregação geral”.

Cerca de 113 dos 252 cardeais do mundo estavam presentes na reunião de quinta-feira (24), comunicou a Santa Sé, com dezenas de outros previstos para chegar a Roma para o encontro de sexta-feira.

O caixão de Francisco será selado em uma cerimônia privada, presidida por oito cardeais católicos, incluindo um prelado americano que tem enfrentado críticas por sua condução de casos de abuso sexual.

Entre os presentes também estarão os secretários de Francisco.

Roma se prepara para a chegada de centenas de delegações de alto nível que participarão do funeral no sábado (26), incluindo o presidente dos EUA, Donald Trump, que chegará à capital italiana na noite de sexta-feira.



Fonte: CNN Brasil

spot_img
spot_img
Sair da versão mobile