28.3 C
Manaus
terça-feira, 10 fevereiro, 2026
InícioPolíticaTropas israelenses iniciam retirada de Gaza; ataques são registrados em Khan Younis...

Tropas israelenses iniciam retirada de Gaza; ataques são registrados em Khan Younis — Brasil de Fato

Date:

[ad_1]

Israel iniciou a retirada gradual de suas tropas da Faixa de Gaza nesta sexta-feira (10/10), após a aprovação na noite de ontem (09/10) do cessar-fogo com o Hamas em 24 horas. O acordo estabelece a troca de reféns israelenses e de prisioneiros palestinos em 72 horas.

Enquanto as tropas se movimentam, ataques aéreos e de artilharia continuaram em diferentes regiões do enclave. Segundo a Al Jazeera, helicópteros de ataque e tanques israelenses realizaram novas ofensivas no norte da Cidade de Gaza e em Khan Younis, no sul, mesmo após a aprovação do acordo.

Segundo a agência Wafa, nesta manhã (10/10), bombardeios israelenses atingiram a área de Al-Katiba, no centro de Khan Yunis, com vários disparos de artilharia, coincidindo com o voo de drones sobre a cidade. Testemunhas relataram explosões durante toda a noite e a destruição de edifícios residenciais.

Na Cidade de Gaza, equipes médicas recuperaram os corpos de 35 palestinos de vários locais da Faixa de Gaza nesta sexta-feira. Entre as vítimas, 19 foram encontradas em diferentes bairros da Cidade de Gaza, com pelo menos nove pessoas mortas em um ataque aéreo israelense na noite de ontem, no bairro de al-Sabra. Também houve uma vítima de tiros israelenses no bairro de Sheikh Radwan, ao norte da cidade.

Palestinos aguardam

Palestinos aguardam, na beira das estradas, o momento em que o último veículo militar deixará Gaza. Segundo o correspondente da Al Jazeera em Nuseirat, Tareq Abu Azzoum, há intensa movimentação de drones israelenses desde o amanhecer e presença de navios de guerra próximos à costa, impedindo o retorno dos civis.

“Muitos moradores se reúnem perto do Corredor Netzarim esperando o momento de voltar para casa, mas o som dos drones e as explosões não cessaram”, relatou Abu Azzoum.

A Defesa Civil de Gaza emitiu um alerta pedindo que a população evite se aproximar das zonas de fronteira e das áreas onde as forças israelenses ainda estão posicionadas, advertindo que “violar este aviso coloca sua vida em risco”. O órgão afirmou que a retirada total das tropas só deve ser confirmada oficialmente pelas autoridades. Mesmo com o cessar-fogo já em vigor, o cenário permanece tenso.

Próximos passos

De acordo com a Rádio do Exército de Israel, o governo permitirá a entrada de até 600 caminhões diários com alimentos, combustível, gás de cozinha e medicamentos, organizados pela ONU e por instituições internacionais. A circulação será feita pelas estradas Salah al-Din e al-Rashid, ligando o sul ao norte da Faixa de Gaza.

Autoridades norte-americanas confirmaram que o Comando Central dos EUA (CENTCOM) criará uma força-tarefa de 200 soldados para monitorar o cumprimento do cessar-fogo, sem entrar em Gaza. O grupo, chamado Centro de Coordenação Civil-Militar (CMCC), atuará em parceria com Egito, Catar, Turquia e possivelmente os Emirados Árabes Unidos, para supervisionar o envio de ajuda humanitária e evitar confrontos durante a retirada israelense.

A passagem de Rafah também será reaberta, permitindo o retorno de palestinos que deixaram o enclave durante a guerra. O deslocamento será supervisionado pela União Europeia, em coordenação com as autoridades egípcias e israelenses. O relatório indica que o retorno só começará após um acordo final sobre os mecanismos de controle fronteiriço.

Conteúdo originalmente publicado em Opera Mundi

[ad_2]

Fonte: Brasil de Fato

spot_img
spot_img
Sair da versão mobile