Os Estados Unidos e seus aliados na Europa estão finalizando uma proposta para um cessar-fogo de 30 dias na Ucrânia que, se recusada, os levaria a impor conjuntamente novas sanções à Rússia, disse uma fonte diplomática da França nesta sexta-feira (9).
A fonte também afirmou que a proposta ainda não recebeu sinal verde e que seria trabalhada durante o fim de semana em uma cúpula realizada na Ucrânia.
Adicionalmente, os presidentes Donald Trump, dos Estados Unidos, e Volodymyr Zelensky, da Ucrânia, realizaram uma ligação na quinta-feira (8) e conversaram sobre um possível cessar-fogo entre Rússia e Ucrânia, segundo Zelensky.
O líder ucraniano fez uma postagem na rede social X, dizendo que teve uma “ótima conversa” com o republicano.
Segundo o presidente ucraniano, Donald Trump perguntou sobre a situação no campo de batalha e o mesmo forneceu um resmo breve.
Zelensky informou que “a Ucrânia está pronta para um cessar-fogo 30 dias, começando hoje mesmo.”
Ambos esperam o apoio da Rússia para esta proposta, mas, para isso, o país “precisa demonstrar a seriedade das intenções de encerrar a guerra, começando com um cessar-fogo total e incondicional”, acrescentou o presidente ucraniano.
Ainda em ligação, o presidente Trump “confirmou que deseja o fim desta guerra, está pronto para ajudar e apoia a necessidade de uma trégua”, publicou Zelensky.
Fonte: CNN Brasil