25.3 C
Manaus
quarta-feira, 11 fevereiro, 2026
InícioPolíticaRicardo Galvão, físico que peitou Bolsonaro, pode assumir vaga de Boulos na...

Ricardo Galvão, físico que peitou Bolsonaro, pode assumir vaga de Boulos na Câmara dos Deputados — Brasil de Fato

Date:

[ad_1]

Com a nomeação de Guilherme Boulos (Psol) para a Secretaria-Geral da Presidência da República, sua vaga de deputado federal na Câmara dos Deputados pode ser ocupada pelo atual presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Ricardo Galvão.

Candidato, em 2022, Galvão é suplente pela coligação Psol/Rede e fez uma campanha eleitoral voltada pela defesa da ciência e contra o negacionismo do governo Bolsonaro.

Físico, o atual presidente do CNPq esteve na lista dos 10 mais importantes cientistas do mundo em 2019, elaborada anualmente pela revista Nature. Naquele ano, ele havia sido exonerado do cargo de diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que questionou os dados de desmatamento na Amazônia e acusou o cientista de mentir.

Galvão respondeu a Bolsonaro publicamente e acabou sendo demitido do cargo que ocupava havia quatro anos. Ao Brasil de Fato, o ex-diretor do Inpe definiu o governo bolsonarista como “obscurantista e autoritário”.

Assim que assumiu o seu terceiro mandato, o presidente Lula nomeou Galvão para o CNPq. Com 77 anos, mineiro de Itajuba, ele não tem experiência parlamentar, mas uma longa trajetória como pesquisador e defensor da ciência. Foi professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e da Universidade de São Paulo (USP), diretor do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas e chegou a presidir Sociedade Brasileira de Física, de 2013 a 2016.

Até o momento, Galvão não se pronunciou sobre a possibilidade de ocupar a cadeira.

Caso Galvão decline da vaga, quem aparece na lista como suplente é João Paulo Rillo (Psol-SP), que hoje é vereador em Rio Preto.

[ad_2]

Fonte: Brasil de Fato

spot_img
spot_img
Sair da versão mobile