[ad_1]
A Rede Nacional de Advogadas e Advogados Populares no RS (Renap) realiza o seu Encontro Estadual de 2025 com atividades em Porto Alegre e Viamão. O evento inicia nesta sexta-feira (10), a partir das 18h, no auditório do Sindicato dos Bancários de Porto Alegre e Região (SindBancários), e encerra no sábado (11), no Instituto de Educação Josué de Castro, no Assentamento Filhos de Sepé, em Viamão.
Durante o encontro, será promovida a Conferência Livre de Direitos Humanos, com o tema “Assessoria jurídica popular e a luta pela efetivação dos direitos humanos”, como etapa preparatória para a 7ª Conferência Estadual de Direitos Humanos (ConDH-RS), nos dias 24 e 25 de outubro.
Entre os destaques da programação está a homenagem ao advogado Jacques Alfonsin e à ONG Acesso Cidadania e Direitos Humanos, ambos com trajetória marcante na defesa das populações vulneráveis e na luta por moradia e acesso à terra. Fundador da Renap no Rio Grande do Sul e da ONG Acesso, Alfonsin dedicou sua vida à advocacia popular e à promoção da justiça social.
Em 2025, a Renap e a Acesso celebram 30 anos de atuação, marco que será lembrado com um jantar comemorativo ao final do primeiro dia do evento.
A programação também contará com a participação do advogado e autor porto-alegrense Paulo Scott, que lançará o livro “Direito Constitucional Antirracista”, na sexta-feira.
“A Renap se pauta pela construção dialógica com os movimentos, colocando-se a serviço de suas causas. E essa é uma construção por direitos, muitas vezes direitos ainda não postos no ordenamento, sempre na lida pelo fortalecimento da democracia, da inclusão, visando a justiça social, socioambiental. Assim que caminha nestes 30 anos com os movimentos que compõem a Via Campesina, o movimento indígena, quilombola, movimentos de luta por moradia, movimento de mulheres, LGBTQIAPN+, dentre outros”, destaca o ouvidor-geral da Defensoria Pública do RS e membro da Renap, Rodrigo de Medeiros.
[ad_2]
Fonte: Brasil de Fato



