Pesquisador brasileiro integra equipe responsável por tecnologia que torna experiências em VR mais seguras

Tropeçar em móveis ou bater em objetos enquanto se usa um óculos de realidade virtual ainda é um receio comum entre os adeptos da tecnologia. Mas uma nova invenção da Ericsson promete mudar esse cenário ao tornar as experiências imersivas mais seguras — e tudo isso com participação brasileira.
A tecnologia foi desenvolvida por uma equipe da empresa sueca, com destaque para o pesquisador Alberto Hata, especialista em inteligência artificial.
A solução, que acaba de se tornar uma patente da Ericsson, atua modificando o próprio ambiente virtual com base na posição de obstáculos reais, evitando que o usuário se machuque sem precisar interromper a imersão.
Ajuste que garante segurança
Batizada de “Improvement of safety through modification of immersive environment” — ou “Melhoria da segurança por meio da modificação do ambiente imersivo”, em tradução livre — a patente ajusta dinamicamente o conteúdo exibido nos óculos de realidade virtual.
Isso é feito com ajuda de sensores e câmeras que mapeiam o espaço ao redor do usuário, detectando objetos como cadeiras, mesas e até paredes.
Leia mais:

“Hoje existem soluções que mostram alertas ou emitem sons quando há um obstáculo. A nossa vai além: ela muda a própria experiência virtual para que o usuário se afaste do perigo sem perceber”, explica Hata.
Como a tecnologia funciona sem quebrar a imersão
- Quando o sistema detecta, por exemplo, uma cadeira no caminho, ele pode inserir no jogo um lago ou um abismo naquele ponto.
- O jogador, então, evita seguir por ali, sem precisar sair da imersão nem receber alertas externos.
- Segundo Hata, o objetivo é garantir que o uso dos óculos seja fluido e natural — e mais seguro.
A invenção integra o marco de 250 famílias de patentes registradas pela Ericsson no mesmo ano em que a companhia celebra 53 anos de atividades em Pesquisa & Desenvolvimento no Brasil.
Para os criadores, a tecnologia ainda tem potencial para ir além dos games e se beneficiar da expansão do 5G, abrindo espaço para novas aplicações em realidade virtual no futuro.


Colaboração para o Olhar Digital
Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.
Fonte: Olhar Digital