No dia 21 de abril, foi anunciada a morte do papa Francisco aos 88 anos, em sua residência oficial, na Casa Santa Marta, Vaticano. O mundo se comoveu com a partida do líder religioso, principalmente pelo legado que ele deixou e por tudo que fez pela sociedade.
Além disso, por conta do fato, alguns termos comuns à religião Católica vieram à tona, e trouxeram algumas dúvidas para quem não está habituado.
Depois de uma longa reunião de portas fechadas, o Vaticano anunciou a data de início do conclave, que tem a promessa de ser um dos mais globalizados da história.
Será no dia 7 de maio que os 133 cardeais de 70 países vão se isolar na Capela Sistina para decidir quem será o novo papa. A reunião só acontece depois do período de luto de nove dias após o sepultamento do papa Francisco, que aconteceu no sábado (26).
Os termos conclave e papa, assim como outros, possuem origem latina e grega, e estão sendo constantemente repetida desde a morte do papa Francisco. A seguir, entenda mais sobre a sua origem.
Qual é a origem das palavras “papa” e “conclave”?
Sempre que um papa morre ou renuncia ao seu cargo, os cardeais se reúnem a portas fechadas para realizar o conclave.

Esse ritual acontece há oito séculos em Roma, e já foi tema de filme ganhador do Oscar, que possui o mesmo nome da cerimônia. O longa foi lançado em 2024 e já chamou atenção para essa tradição da Igreja Católica, que acaba de voltar à mídia após a morte do papa Francisco.
Segundo as regras da Igreja, os cardeais podem fazer até quatro votações por dia, sendo duas na parte da manhã e duas à tarde. Se não houver um escolhido depois de três dias, os padres são liberados para fazer uma pausa de 24h para orações, e outra pausa pode ser convocada caso haja mais votações sem um eleito.

Caso nenhum nome seja escolhido depois de 34 votações sem consenso, os dois padres mais votados até então vão disputar um segundo turno. Ainda assim, dois terços do Colégio precisam chegar ao consenso de um único cardeal para ser nomeado como o novo pontífice.
Agora que você já sabe um pouco sobre o que é o processo do conclave, vamos a sua origem e significado. A palavra “conclave” é derivada do termo con clavis, que significa “com chave” em latim.
Ela faz referencia à confidencialidade do processo, uma vez que os cardeais não podem receber nenhuma informação exterior, o que poderia influenciar em sua escolha. A eleição começou a ser feita assim por conta de pressões políticas e discussões que sempre aconteciam na decisão de um novo papa.
Leia mais:
E quanto ao papa?
O título de papa é dado aos sucessores de São Pedro, um dos 12 apóstolos de Jesus, seguindo a doutrina da Igreja Católica. Isso porque ele é considerado o primeiro papa, uma vez que teria assumido a liderança do cristianismo depois que Jesus morreu.

Com origem no grego antigo, a palavra “papa” vem de pappas, que significa “pai”. Entretanto, nem sempre ela significou a autoridade máxima da Igreja Católica: durante os séculos 3 e 5 depois da morte de Cristo, o título de “papa” era concedido a bispos em geral.
Somente no século 9 d.C. a palavra passou a designar apenas o bispo de Roma, líder da Igreja Católica.
Hoje em dia, existem dois papas no cristianismo, sendo um deles o conhecido bispo de Roma, enquanto outro título é do Patriarca Grego Ortodoxo de Alexandria, também chamado de “Papa e Patriarca de Alexandria e toda a África”. O papa grego ortodoxo atualmente se chama Teodoro II.
Fonte: Olhar Digital