31.3 C
Manaus
sábado, 19 abril, 2025
InícioPolíticaPT aciona Conselho de Ética da Alesp contra deputado que homenageou condenado...

PT aciona Conselho de Ética da Alesp contra deputado que homenageou condenado por estupro

Date:



O deputado estadual Paulo Fiorilo (PT-SP) acionou o Conselho de Ética da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) contra o também deputado Capitão Telhada (PP-SP) após o parlamentar convocar um evento no Parlamento paulista para homenagear um homem condenado por estupro.

No fim de março, o médico Milton Seigi Hayashi recebeu a Medalha Cinquentenário das Forças de Paz do Brasil em um ato convocado pelo deputado do PP. A condecoração foi entregue pela Associação Brasileira das Forças Internacionais de Paz (ABFIP).

Hayashi foi condenado em 2024 a 16 anos e 4 meses de reclusão pelo crime de estupro de vulnerável por um caso que teria acontecido em 2022. O médico recorre da decisão no Superior Tribunal de Justiça.

“A homenagem a um indivíduo condenado por crime de extrema gravidade, ainda que sem trânsito em julgado, revela descuido quanto à cautela exigida do agente público no uso da estrutura do Parlamento, especialmente em cerimônias de natureza simbólica e pública”, diz o texto da representação.

O ofício, enviado ao Conselho de Ética e ao presidente da Alesp, o deputado estadual André do Prado (PL), pede que o Capitão Telhada perca o mandato por quebra de decoro parlamentar.

Em nota, a ABFIP afirmou que não conhecia a condenação de Hayashi e  instaurou um procedimento interno para apurar a suposta conduta do médico, o que pode resultar na cassação da homenagem.

A Alesp diz que o evento é de inteira responsabilidade da associação, e que a honraria não está entre as listadas como oficiais do Parlamento paulista.  Segundo a Casa, o espaço para realização do ato solene apenas foi cedido por pedido do deputado Capitão Telhada.



Por:Carta Capital

spot_img
spot_img