28.3 C
Manaus
sábado, 14 fevereiro, 2026
InícioPolíticaProjeto no Paraná lança série de videoaulas no Dia Nacional da Agroecologia

Projeto no Paraná lança série de videoaulas no Dia Nacional da Agroecologia

Date:

[ad_1]

Além de cursos e oficinas presenciais, agora o projeto Bem Viver também multiplica a agroecologia por meio da internet. O projeto, realizado por meio da parceria entre o Instituto Latino-Americano de Agroecologia Contestado (ICA) e a Itaipu Binacional, lançou a série de videoaulas Saberes da Agroecologia, com conteúdos didáticos sobre práticas em agroecologia.

O novo episódio da série vai ao ar nesta sexta-feira (3), data em que se celebra o Dia Nacional da Agroecologia. O vídeo apresenta o que são as plantas bioativas, formas de cultivo e uso, ministrada pela engenheira agrônoma Gislaine Gomes, técnica do projeto Bem Viver. O ambiente das gravações é um espaço de agrofloresta do Centro de Desenvolvimento Sustentável e Capacitação em Agroecologia (Ceagro), em Rio Bonito do Iguaçu. 

Priscila Monerat, coordenadora do projeto Bem Viver, diz que a agroecologia, antes de ser um movimento e uma ciência, surge das práticas dos povos do campo, dos povos originários e tradicionais: “A ideia dessas videoaulas é trazer um pouco dessas práticas para o público que quer aprender a fazer agroecologia na prática, no seu cotidiano. Essa é uma iniciativa que está inserida dentro de outras iniciativas do projeto Bem Viver, que é um projeto que fomenta a agroecologia com vários públicos em diversos espaços”.

Ao todo, 12 edições serão publicadas ao longo do próximo ano, com periodicidade mensal, disponibilizadas no YouTube da Jornada de Agroecologia. A primeira edição trouxe orientações e conteúdos aprofundados e práticos sobre o manejo da bananeira. Quem apresenta tudo em detalhes é Tiago Paiva, tecnólogo em agroecologia formado pela Escola Latino Americana de Agroecologia Ana Maria Primavesi, a ELAA, na Lapa (PR), e técnico do projeto.

Em vez de usar veneno, a proteção às plantas pode ser feita com insumos orgânicos, ou bioinsumos, impedindo que fungos e insetos danifiquem o cultivo – sem desequilibrar a natureza. Foto: Arquivo / Bem Viver | Foto: Arquivo / Bem Viver

A segunda edição mostra como produzir e aplicar bioinsumos – produtos à base de matéria orgânica capazes de proteger plantas e cultivos de maneira sustentável. Wellington Fernandes, engenheiro agrônomo, explica como funcionam as propriedades pesticidas de algumas plantas e como usá-las da forma correta – diretamente da Escola Milton Santos de Agroecologia, em Maringá (PR).

Quais são os benefícios das plantas bioativas?

O Projeto Bem Viver é uma parceria entre o Instituto Latino-Americano de Agroecologia Contestado (ICA) e a Itaipu Binacional, por meio do Programa Mais que Energia, alinhado ao Governo Federal.

[ad_2]

Fonte: Brasil de Fato

spot_img
spot_img
Sair da versão mobile