A Polícia Civil do Rio Grande do Sul indiciou três pessoas no inquérito sobre o acidente com um ônibus da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), no Rio Grande do Sul, que deixou sete mortos e mais de 20 feridos, em abril.
Foram responsabilizados o motorista do veículo, o responsável pelo núcleo de transporte da universidade e o representante da empresa que contratou os motoristas. O ônibus, que transportava alunos e professores, caiu em uma ribanceira, no município de Imigrante.
Segundo o delegado responsável pelo caso, José Romaci Reis, o motorista agiu com imprudência e imperícia. “Ele adentrou a serra sem estar na velocidade adequada. Ele acionou as teclas do freio motor, só não conseguiu mais reduzir a marcha porque já estava em velocidade inadequada. Além de descumprir todas as outras responsabilidades que ele tinha por contrato”.
De acordo com o delegado, os motoristas contratados pela empresa eram despreparados. “Alguns motoristas falaram que não sabiam sequer se o ônibus tinha freio motor. Eles não tinham curso de reciclagem, não tinham curso de direção voltada a transporte de passageiros, não sabiam que era obrigação do motorista preencher o checklist”, explicou.
“Não sabiam que era obrigação do motorista informar ao núcleo de transportes quando se aproximavam as revisões gerais nos ônibus e uma série de outros problemas que eles desconheciam, tudo por falta e negligência da empresa que contratou os motoristas” afirmou o delegado.
Já o responsável pelo núcleo de transportes da UFSM, de acordo com o delegado, foi “totalmente negligente ao não agir de acordo com o que estava prescrito no contrato”. A investigação apontou que o homem não encaminhou os veículos para a manutenção no tempo devido e que “de certa forma, todos eles sabiam que as lonas do freio estavam extremamente gastas e não enviaram o veículo para reparos”.
As revisões gerais, que deveriam ser periódicas, segundo Romaci, foram feitas pela última vez em 2023.
Relembre o caso
O acidente envolvendo o ônibus universitário que transportava alunos e professores da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) deixou sete mortos no local. O caso aconteceu na região de Imigrante, no dia 4 de abril. O Corpo de Bombeiros resgatou 26 pessoas, que foram encaminhadas aos hospitais locais mais próximos.
Veja quem foram as vítimas fatais:
- Flávia Marcuzzo Dotto
- Marisete Maurer
- Elizeth Fauth Vargas
- Dilvani Hoch
- Fátima Eliane Riquel Copatti
- Janayna Finkler
- Paulo Victor Estefanoi Antunes
Fonte: CNN Brasil