A morte da defensora pública Geana Aline de Souza Oliveira, de 39 anos, é investigada pelo MPRR (Composição: Lucas Oliveira/CENARIUM)
27 de março de 2025
Bianca Diniz – Da Cenarium
RORAIMA (RR) – O Ministério Público de Roraima (MPRR) abriu um procedimento para investigar as circunstâncias da morte da defensora pública Geana Aline de Souza Oliveira, de 39 anos, ocorrida na terça-feira, 25. A Promotoria de Justiça de Defesa da Saúde, responsável pelo caso, apura se houve falha médica ou negligência no atendimento prestado à defensora, que faleceu por infecção generalizada após a tentativa de colocação de um dispositivo intrauterino (DIU).

Geana realizou o procedimento no dia 18 de março, em uma clínica particular em Boa Vista. De acordo com familiares, ela passou a apresentar febre e dores intensas nos dias seguintes, sendo internada em um hospital privado já em estado grave na terça-feira. O boletim médico indicou que a defensora chegou à unidade com um quadro de choque séptico, causado por um “abdômen agudo perfurativo de foco ginecológico”. Apesar da cirurgia de emergência, Geana não resistiu.
Após a morte de Geane, o Conselho Regional de Medicina de Roraima (CRM-RR) abriu uma sindicância para apurar a atuação da médica responsável pelo procedimento, Mayra Suzanne Garcia Valladão. Nas redes sociais, por meio de uma nota de esclarecimento assinada pela advogada Ana Raquel Brito, Mayra ressalta que a morte da defensora “não tem relação com os atendimentos médicos realizados” e garantiu que prestou toda a assistência necessária e reafirmou “compromisso com a verdade e cuidados médicos”.

Comoção
A Defensoria Pública do Estado de Roraima (DPE-RR) emitiu uma nota pública lamentando a perda da defensora, que atuava desde 2017. “Geana Aline era uma profissional comprometida com a justiça e a defesa dos direitos dos mais vulneráveis […]. Roraima perde uma defensora incansável. Seu legado e exemplo permanecerão vivos em nossa memória”, destacou o órgão.
A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Roraima (OAB-RR), o Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR), a Assembleia Legislativa de Roraima (Alerr), o Ministério Público de Contas de Roraima e defensorias públicas de estados como Amazonas, Pará e São Paulo, entre outros órgãos públicos, também lamentaram o falecimento de Geana.
Trajetória
A defensora pública, Geana Aline também era presidente da Associação das Defensoras e Defensores Públicos de Roraima (Adper) e primeira secretária da Associação Nacional de Defensoras e Defensores Públicos (Anadep), sendo reconhecida pela atuação em prol da sociedade, a valorização da categoria pela defesa dos direitos humanos no Estado de Roraima e em todo o País.
Leia mais: Senador de Roraima quer derrubar decreto que dá poder de polícia à Funai
Editado por Izaías Godinho
Fonte: Agência Cenarium