27.3 C
Manaus
domingo, 30 março, 2025
InícioAmazonasMorador teme novo deslizamento onde líder comunitária morreu em Manaus

Morador teme novo deslizamento onde líder comunitária morreu em Manaus

Date:



Sammya Maciel morreu no último dia 20 (Composição: Lucas Oliveira/Cenarium)

27 de março de 2025

Ana Pastana – Da Cenarium

MANAUS (AM) – Um morador da Comunidade Fazendinha 2, na Zona Norte de Manaus (AM), enviou à CENARIUM registros da chuva na capital amazonense nesta quinta-feira, 27. O homem, que preferiu não ter a identidade revelada, alerta sobre o risco de novo deslizamento do barranco que soterrou a líder comunitária Sammya Costa Maciel, de 48 anos, no último dia 20.

Nas imagens, é possível notar um grande volume de água saindo de uma tubulação a céu aberto e caindo sob os escombros do deslizamento de terra. O morador narra, no vídeo, a situação no local. Ele teme um novo deslizamento de terra na área. “O barranco começa a descer, está ‘dando’ deslizamento de novo, aí, com essa chuva […] ‘tá’ descendo o barranco, ‘tá’ deslizando. Estamos aqui em risco“, diz.

Moradores informaram à CENARIUM que o despejo de água, por meio de uma tubulação a céu aberto, contribuiu para o deslizamento de terra que destruiu casas e desabrigou famílias da localidade. A declaração foi de Maria do Amparo, moradora da Rua da Benção, a poucos metros da base do barranco que deslizou, cujo topo está situado na Rua da Paz. Segundo ela, ali não costumava haver inundações, mas o cenário mudou quando um córrego foi instalado no topo do barranco.

Ainda segundo os moradores da área, várias denúncias já foram feitas ao poder público, tanto sobre o risco de desabamento do barranco quanto sobre as constantes alagações que ocorrem no local em dias de precipitação, mas os pedidos não foram atendidos. “Todo tempo é esse sofrimento. A gente vive sofrendo aqui nesse bairro”, acrescentou.

Tragédia

A liderança comunitária, Sammya, não resistiu aos ferimentos e morreu a caminho do Hospital e Pronto-Socorro Dr. Platão Araújo, também na Zona Norte da capital. A morte foi confirmada pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM). Ela era casada e tinha quatro filhos, de acordo com vizinhos.

Sammya Costa Maciel, 48 anos, morreu na última quarta-feira, 19 (Composição: Lucas Oliveira/Cenarium)

Além de Sammya, outras seis pessoas ficaram soterradas no deslizamento de terra que atingiu nove casas, de acordo com o Governo do Amazonas. As seis vítimas foram resgatadas e encaminhadas para unidades de saúde por meio de ambulância do Corpo de Bombeiros do Amazonas (CBMAM) e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Defesa Civil do AM

De acordo com a Defesa Civil do Estado, Manaus enfrenta um alerta amarelo para chuvas intensas. Segundo a análise do radar meteorológico, a capital amazonense tem possibilidades de chuva de intensidade moderada a forte.

Ainda de acordo com o órgão, o cenário pode aumentar o acumulado de chuva na região, elevando o risco de desastres, especificamente, de deslizamentos de terra.

Informações divulgadas pela Defesa Civil do Amazonas (Reprodução/Defesa Civil)
Leia também: Deslizamento: quem era líder comunitária que morreu ao ajudar famílias em Manaus



Fonte: Agência Cenarium

spot_img
spot_img
Sair da versão mobile