28.3 C
Manaus
quarta-feira, 2 abril, 2025
InícioPolíticaJulgamento de Bolsonaro repercute internacionalmente

Julgamento de Bolsonaro repercute internacionalmente

Date:

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, nesta quarta-feira 26, tornar réu o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), acusado de envolvimento na trama golpista de 2022. O caso, de grande repercussão no Brasil, também foi mencionado com destaque em grandes jornais e veículos de imprensa internacionais.

As publicações ressaltam, a partir da denúncia da Procuradoria-Geral da República, o papel de Bolsonaro no plano para mantê-lo no poder mesmp após a derrota na eleição. A conspiração incluía até o possível assassinato do presidente Lula (PT), do vice Geraldo Alckmin (PSB) e do ministro do STF Alexandre de Moraes.

Veja a repercussão:

O jornal norte-americano The New York Times diz que a decisão do STF é “um marco significativo para tornar Bolsonaro responsável por suas insistentes declarações e tentativas de minar a confiança brasileira no processo eleitoral”. A publicação destaca a declaração de Moraes de que Bolsonaro “sabia, participou e discutiu” os passos da trama golpista.

The Washington Post, também dos Estados Unidos, descreveu o ex-capitão como “um ex-oficial militar conhecido por expressar nostalgia pelo período de ditadura militar do País”, que “desafiou abertamente o sistema judicial brasileiro durante seu mandato, entre 2019 e 2022”.

Na França, Le monde optou por dar destaque à unanimidade na votação. Foram 5 votos a 0 em favor de acolher a denúncia contra o ex-presidente e outros sete acusados.

O espanhol El País frisou que “um presidente ser submetido a um julgamento político ou penal não é novidade no Brasil, mas o fato inédito é que ele se sentará no banco dos réus por golpismo”. O caso de Lula é mencionado: o petista foi julgado e condenado em casos posteriormente anulados por irregularidades na condução dos julgamentos, conforme menciona o diário. “Esta é a primeira vez que a tentativa de golpismo aparece nos tribunais brasileiros.”

O jornal define o relator do caso, Alexandre de Moraes, como “o juiz estrela do momento, o mais poderoso do Brasil e o pior pesadelo do bolsonarismo”.

O argentino La Nación avaliou que o comparecimento de Bolsonaro ao primeiro dia do julgamento, na terça-feira 25, foi “uma estratégia para reforçar sua imagem de mártir político”. O veículo também citou uma publicação feita pelo ex-presidente nas redes sociais em que ele ironizou Moraes usando o jogo das eliminatórias da Copa do Mundo entre Brasil e Argentina.

O canal de notícias público do Catar Al Jazeera, por sua vez, destacou a trajetória do ex-capitão antes de o caso chegar ao tribunal. A rede árabe aponta os apelos de Bolsonaro contra o julgamento, além de noticiar a esperança dele de que Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, atue para evitar uma condenação.

Na BBC, em Londres, a linha temporal da trama golpista é o destaque. A publicação detalha também a participação da Polícia Federal nas investigações após os atentados de 8 de Janeiro de 2023 e a vasta lista de provas trazidas no relatório de 884 páginas entregue à Procuradoria-Geral da República.

Por:Carta Capital

spot_img
spot_img
Sair da versão mobile