25.3 C
Manaus
terça-feira, 10 fevereiro, 2026
InícioBrasilIbovespa sobe com Wall Street, petróleo e inflação

Ibovespa sobe com Wall Street, petróleo e inflação

Date:

[ad_1]

O Ibovespa encerrou a sexta-feira (9) em alta de 0,27%, aos 163.370 pontos, acompanhando os recordes de Wall Street e a valorização do petróleo. No acumulado da semana, o índice avançou 1,77%.

No câmbio, o dólar à vista caiu 0,43%, a R$ 5,36, acumulando desvalorização semanal de 1,10% frente ao real.

No cenário doméstico, o mercado reagiu aos dados de inflação. O IPCA subiu 0,33% em dezembro, acelerando em relação a novembro, mas fechou 2025 em 4,26%, dentro do intervalo de tolerância da meta perseguida pelo Banco Central. Apesar do resultado, a leitura não alterou as expectativas para a política monetária, com apostas majoritárias de início do afrouxamento da taxa básica de juros, a Selic, em março.

Também entrou no radar o acordo entre União Europeia e Mercosul, aprovado após mais de 25 anos de negociações. O governo brasileiro trabalha para que o tratado entre em vigor ainda em 2026.

Entre os destaques corporativos, Petrobras avançou com a alta de 2,28% do petróleo Brent, enquanto Vale recuou cerca de 1% após o Safra rebaixar a recomendação da ação para neutra.

Mercado externo

Os mercados globais fecharam em alta, com Wall Street reagindo a novos dados do mercado de trabalho e o S&P 500 e o Dow Jones renovando recordes de fechamento. O payroll indicou a criação de 50 mil vagas em dezembro, abaixo do esperado, mantendo a atenção dos investidores. A ação militar dos Estados Unidos na Venezuela também permaneceu no radar. Na Europa, as bolsas avançaram com força, impulsionadas pelas ações do setor de defesa, levando o Stoxx 600 a novo recorde histórico. Na Ásia, os índices encerraram o pregão em tom positivo, com destaque para a alta do Nikkei, no Japão.



[ad_2]

ICL Notícias

spot_img
spot_img
Sair da versão mobile