27.3 C
Manaus
sábado, 19 abril, 2025
InícioPolíticaEncapuzados invadem assentamento, expulsam famílias e queimam casas no Pará

Encapuzados invadem assentamento, expulsam famílias e queimam casas no Pará

Date:



As casas de três famílias foram incendiadas na madrugada desta quinta-feira 17 na Fazenda Campo do Boi, em Ipixuna do Pará, a cerca de 260 quilômetros de Belém.

Homens encapuzados e armados invadiram o local, retiraram os moradores e atearam fogo nas construções, segundo denúncia da Confederação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar do Brasil. Uma mulher grávida e uma criança estavam entre as pessoas que tiveram de deixar as casas.

As famílias devem registrar boletim de ocorrência ainda nesta quinta, de acordo com a entidade. “Não se pode aceitar que vidas sejam colocadas em risco por conflitos fundiários que seguem sem mediação efetiva”, diz o comunicado emitido pela Contraf Brasil.

O assentamento, que existe há mais de uma década e abriga aproximadamente 800 famílias, está no centro de um conflito fundiário que se arrasta desde 2015 no Tribunal de Justiça do Pará. O novo ataque ocorreu em um dia simbólico para o movimento campesino, que relembra a luta internacional dos trabalhadores por direitos sociais no campo.

“O que está em jogo são a vida e a dignidade das famílias agricultoras, que querem apenas um pedaço de chão para viver e produzir. É fundamental que as autoridades estaduais e federais se articulem e atuem para proteger quem vive e trabalha no campo”, afirmou Auri Júnior, coordenador de acesso à terra da Contraf Brasil.

À reportagem, o Ministério do Desenvolvimento Agrário informou ter tomado ciência do caso e disse buscar informações com a Secretaria de Segurança Pública do estado. O governo do Pará não se pronunciou. O espaço segue aberto.



Por:Carta Capital

spot_img
spot_img
Sair da versão mobile