25.3 C
Manaus
quarta-feira, 11 fevereiro, 2026
InícioPolíticaEm discurso emocionado, Barroso anuncia aposentadoria antecipada do STF; Jorge Messias é...

Em discurso emocionado, Barroso anuncia aposentadoria antecipada do STF; Jorge Messias é cotado para o lugar — Brasil de Fato

Date:

[ad_1]

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso anunciou nesta quinta-feira (9) a aposentadoria antecipada. De acordo com o magistrado, a decisão foi tomada para “seguir outros rumos”. Um dos principais nomes cotados para o seu lugar é o do advogado-geral da União, Jorge Messias.

“Há cerca de dois anos, comuniquei ao presidente da República essa possível intenção. Fico no tribunal mais alguns dias da próxima semana para devolver alguns pedidos de vista e encerrar as pendências. Sinto que agora é hora de seguir outros rumos, que nem sei se estão definidos. Não tenho qualquer apego ao poder e gostaria de viver um pouco mais a vida que me resta, sem as disposições, obrigações e exigências públicas do cargo, com mais literatura e poesia”, disse.

Barroso se emocionou ao longo do discurso de 16 minutos feito no encerramento da sessão. Parou para beber água diversas vezes e falou sobre os desafios em mais de 12 anos de magistratura na Suprema Corte. 

Ele também falou sobre os perigos do “radicalismo” e disse que esse é um dos grandes desafios do STF. Ele também citou todos os ministros da Corte e mencionou a sua relação pessoal com cada um dos colegas. Ele também agradeceu a ex-presidente Dilma Rousseff pela indicação “sem pedir, insinuar ou cobrar” e terminou afirmando ter cumprido a missão “da sua vida”.

“Ao longo desse período enfrentei e superei com discrição dificuldades e perdas pessoais. Nada disso me afastou da missão que assumi perante o país e minha consciência de dar o melhor de mim na prestação da Justiça. Apesar das dificuldades que não superamos, como a pobreza e desigualdade, reafirmo a minha fé no Brasil, o país mais lindo do mundo”, afirmou.

Ao longo dos 12 anos que esteve no Supremo, Barroso foi responsável por julgar e relatar processos importantes para o país. O agora ex-ministro era presidente do STF durante a responsabilização dos atos golpistas do 8 de janeiro. Ele também foi responsável pela suspensão de desocupações durante a pandemia de covid–19.

Barroso é formado em direito pela Universidade estadual do Rio de Janeiro (Uerj) e atuou no movimento estudantil, sendo um dos fundadores do Centro Acadêmico Luiz Carpenter. Foi mestre pela Yale Law School, dos Estados Unidos, e doutor em Direito Público também pela Uerj.

Agora, Lula terá mais uma indicação para o STF. O principal nome ventilado é o de Jorge Messias, que tem um aliado importante nessa busca: o ministro da Justiça Ricardo Lewandowski. O ex-magistrado do STF tem feito uma série de discursos defendendo a indicação do advogado-geral da União.

No Fórum Jurídico de Lisboa em julho deste ano, Lewandowski chegou a afirmar que Messias tem “notável e notório saber jurídico”. Na semana passada, o ministro da Justiça afirmou que ele tem as “portas escancaradas do STF”.

[ad_2]

Fonte: Brasil de Fato

spot_img
spot_img
Sair da versão mobile