25.3 C
Manaus
quarta-feira, 11 fevereiro, 2026
InícioBrasilEleições em Honduras: nova derrota de Trump à vista?

Eleições em Honduras: nova derrota de Trump à vista?

Date:

[ad_1]

Por Bernardo Cotrim

Os hondurenhos vão às urnas neste domingo para eleger o sucessor ou sucessora da presente Xiomara Castro, em um pleito marcado por acusações antecipadas de fraude e pela intervenção direta dos Estados Unidos.

Donald Trump defendeu pessoalmente o voto em Nasry “Tito” Asfura, do Partido Nacional, com direito a ameaça de “cortar o dinheiro” caso o empresário e ex-prefeito da capital seja derrotado.

Asfura é do mesmo partido de Juan Orlando Hernandez, ex-presidente hondurenho preso nos EUA por tráfico de drogas. Inclusive, Trump prometeu indultar Hernandez.

Javier Milei, presidente argentino, somou-se ao coro de Trump e defendeu Asfura, acusando Moncada de ser a candidata do “narcossocialismo”.

O principal instituto de pesquisas de Honduras, no entanto, indica um resultado nada ao gosto de Trump e Milei: na boca de urna anunciada hoje, a candidata do governo, Rixi Moncada, desponta como favorita. Moncada, do Libre, é ex-magistrada e foi ministra nos governos de Manuel Zelaya e Xiomara Castro.

Além disso, quem desponta em segundo lugar é o apresentador de TV Salvador Nasralla, ex-vice de Xiomara Castro que renunciou para apresentar sua candidatura pelo Partido Liberal.

A se confirmarem as pesquisas, Trump colherá mais uma derrota. No que parece ser uma tônica do seu mandato, as tentativas de intervenção terminam funcionando como um forte apoio aos seus adversários.

Resta saber se a vontade do povo hondurenho expressa nas urnas será respeitada ou, em caso de derrota da extrema direita, se teremos novas acusações de fraude e tentativas de golpe, com o patrocínio dos EUA e a torcida da Argentina.



[ad_2]

ICL Notícias

spot_img
spot_img
Sair da versão mobile