[ad_1]
ouça este conteúdo
00:00 / 00:00
1x
Desde que o presidente Lula imitou a fala de Eduardo Bolsonaro pedindo ao presidente norte-americano Donald Trump para salvar seu pai da cadeia, várias musiquinhas bem humoradas invadiram as redes para ironizar os bolsonaristas. Uma delas, porém, é hit absoluto: o funk “Ô Trampi” foi visualizado por 1,2 milhão de pessoas em menos de 24 horas. E continua bombando. O sucesso foi criado por Eduardo Moreira, fundador do ICL. Com ajuda da IA, Moreira musicou e compôs o funk que inundou as redes sociais.
O refrão é fácil de lembrar e o ritmo ajuda: “Ô Trampi! Ô Trampi! Salva meu pai, salva meu pai!”
“Quando saiu a notícia lá do tarifaço e do Eduardo Bolsonaro falando aquelas provocações contra o Brasil, eu sabia que ia começar uma disputa muito intelectualizada sobre esse negócio. Para mim, o importante é que esse assunto chegasse para todo mundo sem muito estereótipo, sem muitos bloqueios na cabeça das pessoas. E aí cheguei à conclusão que tinha que ser de uma maneira divertida, uma maneira popular”, contou Moreira ao ICL Notícias.
“O funk resolve esses dois problemas, porque funk é divertido, é popular e é crítico também. Fiz a letra e aí dei as instruções de como eu queria isso musicado. Quando eu vi o resultado final, eu gostei muito e não conseguia tirar aquilo da minha cabeça”, relata.
Moreira postou o funk numa rede social com o pseudônimo de “compositor frustrado” , que viralizou rapidamente e foi replicado em diversos perfis. Embora apostasse no potencial do funk para viralizar, ele afirma que não imaginava tanto sucesso. “Essa proporção nao imaginava… A parada virou o hit número 1 anti-Trump”.
Crítica ao tarifaço de Trump com bom humor
O áudio foi compartilhado por políticos como Jandira Feghali, Paulo Texeira e em plataformas como Mídia Ninja, em montagens que sugerem o funk como hit do Carnaval de 2026 Também artistas, como a cantora Teresa Cristina, compartilharam. “Sempre achei que a esquerda deveria se municiar de humor para chegar, de fato, às massas, ao trabalhador que pega ônibus às 4h. A direita sabe fazer isso há tempos”, afirma Moreira.



