Ícone do site Ecos do Norte

CPI dos Atos Golpistas: relatora apresentou lista de convocados

A relatora da CPI dos Atos Golpistas, senadora Eliziane Gama (PSD-MA), apresentou nesta segunda-feira (6) a lista de 24 pessoas que pretende convocar para depor na comissão. Entre os nomes estão o ministro da Defesa, general Braga Netto, o ex-ministro da Justiça André Mendonça, o ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) general Augusto Heleno, o ex-secretário de Comunicação Fábio Wajngarten e o ex-secretário especial da Cultura Mário Frias.

A CPI foi instalada na semana passada para investigar a participação de agentes públicos e privados na organização e no financiamento dos atos antidemocráticos realizados em 7 de setembro deste ano, que pediam o fechamento do Congresso e do Supremo Tribunal Federal (STF) e a intervenção militar no país.

Segundo a relatora, os depoimentos devem começar na próxima semana. Ela disse que vai priorizar os convocados que tiveram alguma relação com a divulgação ou a participação nos atos.

“Vamos começar pelos que têm mais proximidade com os fatos investigados, como os que estiveram presentes nos atos ou que fizeram declarações públicas sobre eles. Depois vamos avançar para os que têm mais responsabilidade institucional, como os ministros e os parlamentares”, afirmou Ana Paula.

A senadora disse que espera contar com a colaboração dos convocados e que não vai tolerar tentativas de obstrução ou intimidação da CPI.

“Esperamos que todos compareçam e prestem os esclarecimentos necessários. Não vamos aceitar manobras para atrapalhar ou desqualificar o trabalho da comissão. Quem agir dessa forma vai se expor ao risco de ser responsabilizado criminalmente”, disse.

Veja a lista completa dos convocados pela relatora:

Sair da versão mobile