Polícia de Los Angeles usa imagens de carro autônomo da Waymo em investigação e robotáxis podem se tornar ferramentas de vigilância móvel

O Departamento de Polícia de Los Angeles (LAPD) usou imagens captadas por um carro autônomo da Waymo como parte da investigação de um atropelamento seguido de fuga, em que o veículo envolvido era dirigido por um humano, conforme revelado pelo 404media.
As imagens, marcadas como “Informações Comerciais Confidenciais da Waymo”, foram divulgadas no YouTube para pedir ajuda na identificação do motorista.
O caso destaca o novo papel dos carros autônomos como possíveis “testemunhas digitais” em investigações criminais, já que seus sensores e câmeras capturam o ambiente em tempo real.
Fato também ocorreu em outras cidades
- Outros departamentos de polícia, como os de São Francisco e do Condado de Maricopa (Arizona), já haviam solicitado imagens da Waymo, além de registros de veículos Tesla e câmeras Ring.
- Com a rápida expansão da Waymo em Los Angeles — incluindo testes em rodovias —, o número de robotáxis e, consequentemente, de câmeras de vigilância móveis, está aumentando.
- A polícia de LA já usou imagens de outros dispositivos autônomos, como robôs de entrega, em investigações.

Leia mais:
Apesar do interesse policial, a Waymo afirma que não fornece dados proativamente.
Segundo a empresa, informações só são liberadas mediante ordens legais válidas, como mandados ou intimações, e cada solicitação é analisada com rigor jurídico.
Se os pedidos forem muito amplos, a empresa pode restringir ou até negar o acesso aos dados.
Além disso, a Waymo oferece treinamentos presenciais para autoridades e socorristas, tendo já capacitado mais de 18.000 profissionais de 75 agências sobre como lidar com incidentes envolvendo seus veículos. O LAPD não se pronunciou sobre o caso até o momento.


Colaboração para o Olhar Digital
Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.
Fonte: Olhar Digital