Estes alimentos têm alto teor de fibra, vitaminas e minerais, mas também apresentam altos índices de açúcar, sal e gorduras não saudáveis

Os cereais fazem parte da dieta de milhões de pessoas ao redor do mundo. Estes produtos podem ser mingau de aveia, granola, farelo, flocos de milho ou de arroz, prometendo fornecer uma refeição saudável e nutritiva.
Os cientistas confirmam que eles são benéficos para a nossa saúde. No entanto, alertam que estes efeitos dependem do que está sendo realmente consumido. Isso porque algumas opções são, na verdade, lanches ultraprocessados.
Cereais podem garantir ingestão de nutrientes fundamentais
Como os cereais são fortificados com vitaminas e minerais, eles são considerados uma forma eficaz de garantir que as pessoas recebam os nutrientes de que elas precisam. Isso é ainda mais benéfico para crianças e idosos.

De acordo com pesquisadores dos Estados Unidos, sem a fortificação dos alimentos, grande parcela das crianças e adolescentes não conseguiria ingerir micronutrientes em quantidade suficiente, o que causa riscos de problemas de saúde a longo prazo.
Além disso, muitos cereais matinais também contêm alto teor de fibras, um nutriente que alimenta as bactérias “boas” dos nossos intestinos. O problema é que 90% das pessoas não consomem este nutriente em quantidade suficiente.
Leia mais

Equilíbrio entre fibra e açúcar
- Dessa forma, comer cereais é altamente recomendado.
- Os produtos contêm alto teor de fibra, vitaminas e minerais, o que faz bem para a saúde.
- No entanto, muitos deles também têm alto teor de açúcar, sal e gorduras não saudáveis.
- Isso pode aumentar o risco de desenvolver diabetes, doenças cardíacas e outras condições de saúde.
- A dúvida, então, persiste: é melhor comer ou evitar os cereais?
- A resposta está na embalagem dos produtos.
- Segundo cientistas, o ideal é escolher cereais que contenham menos de cerca de cinco gramas de açúcar e mais de três gramas de fibra por porção.
- As informações são da BBC.

Colaboração para o Olhar Digital
Alessandro Di Lorenzo é formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atua na área desde 2014. Trabalhou nas redações da BandNews FM em Porto Alegre e em São Paulo.
Fonte: Olhar Digital