Alívio da Poluição
Chuvas esporádicas desde sábado (14) estão dissipando a fumaça que cobriu Manaus por três dias seguidos. Nesta segunda-feira (16), a chuva trouxe alívio à qualidade do ar, segundo o monitoramento da plataforma Selva (Sistema Eletrônico de Vigilância Ambiental).
Mudança na Qualidade do Ar
A qualidade do ar estava entre ruim e moderada em alguns bairros da zona oeste de Manaus, como Santo Agostinho, até dois dias atrás. A chuva contínua desta segunda-feira melhorou a situação para a respiração dos habitantes da cidade.
Monitoramento da Qualidade do Ar
Até as 10h30 desta segunda-feira, a maioria das áreas monitoradas, incluindo bairros como Adrianópolis (zona centro-sul), Coroado (zona leste), Aleixo (zona sul) e Compensa (zona oeste), apresentava qualidade do ar moderada.
Crise de Poluição
Na quarta-feira (11), Manaus estava entre as cidades do mundo com a pior qualidade do ar, de acordo com a plataforma World’s Air Pollution. A fumaça das queimadas na região metropolitana cobriu a cidade, resultando em 387 microgramas de poluentes por metro cúbico, um indicador grave para a saúde.
Monitoramento em Tempo Real
Na manhã desta segunda-feira, a World’s Air Pollution confirmou que a qualidade do ar em Manaus estava nos patamares moderado e não saudável para grupos sensíveis.
Impacto das Chuvas
A forte chuva desta segunda-feira levou à emissão de 12 chamadas para a Central 199 da Defesa Civil Municipal de Manaus até às 11h20. Diversas situações foram relatadas, desde solicitações de vistoria até rachaduras e alagamentos.
Pluviometria e Chuvas na Região
De acordo com o monitoramento da Defesa Civil Municipal, a média de chuvas na manhã de hoje atingiu 31,2 milímetros, sendo o segundo dia mais chuvoso do mês, atrás apenas do sábado (14) com 34,2 milímetros.
Distribuição das Chuvas
A distribuição da chuva na capital nesta manhã foi a seguinte: Centro-Sul (37 milímetros), Oeste (36 milímetros), Norte e Sul (33 milímetros), Leste (28 milímetros) e Centro-Oeste (19 milímetros).