25.3 C
Manaus
quarta-feira, 30 abril, 2025
InícioBrasil“Branca, bonita e rica”: quem é a vereadora paulista envolvida em polêmica

“Branca, bonita e rica”: quem é a vereadora paulista envolvida em polêmica

Date:


A vereadora Cris Monteiro (Novo-SP) gerou polêmica durante sessão da Câmara Municipal de São Paulo na última terça-feira (29) ao declarar que uma mulher “branca, bonita e rica” incomoda.

Os parlamentares estavam reunidos em sessão plenária para discutir o reajuste anual dos servidores municipais.

Em meio a um discurso acalorado na tribuna contra representantes sindicais presentes na sessão, Cris se incomodou ao ser interrompida por um pedido da vereadora Luana Alves (PSOL-SP) para falar “pela ordem”, e afirmou que uma “mulher branca, bonita e rica” incomodava.

A sessão foi suspensa logo após a declaração. Quando foi retomada, Luana afirmou que havia se tratado de um ato de racismo e que acionaria a Corregedoria da Câmara. Nesta quarta-feira (30), a analista da CNN Isabel Mega apurou que a representação deve ser protocolada ainda hoje.

“Ao destacar sua branquitude, beleza e riqueza como elementos de superioridade e motivo de incômodo diante da fala de uma vereadora negra, a parlamentar expressa uma estrutura de poder racializada, que reforça estereótipos discriminatórios e hierarquias raciais, incitando a desvalorização do lugar de fala da mulher negra no espaço público”, diz trecho do documento ao qual a CNN teve acesso.

Quem é Cris Monteiro

Antes de ingressar à política, a vereadora Cristina Pereira Monteiro (Novo-SP) atuva no mercado financeiro.

Formada em Ciências Contábeis e pós-graduada em Finanças pelo IBMEC, foi diretora de diversos bancos de investimento, entre eles, JPMorgan, Goldman Sachs e Bank of America.

Em 2020, foi eleita vereadora para a Câmara Municipal de São Paulo e reeleita em 2024. Atualmente, ela é líder do Partido Novo na Câmara. Segundo informações da Casa, a parlamentar atua, principalmente, em temas voltados à educação e administração pública.

O que diz a vereadora

No contexto da fala polêmica na tribuna, Cris Monteiro afirmou que escutou os manifestantes calada e que quando eles falaram, ninguém se manifestou. Ela também afirmou representar uma parte importante da população.

A sessão chegou a ser interrompida e na retomada, minutos depois, a vereadora Cris Monteiro subiu ao púlpito e “pediu desculpas às pessoas negras que se sentiram ofendidas”.

Procurada pela CNN, a assessoria da vereadora afirmou que a parlamentar “lamenta a repercussão de sua fala e reforça que em nenhum momento teve a intenção de ofender qualquer pessoa”.

“Ao longo dos últimos cinco anos de mandato, Cris Monteiro sempre pautou sua atuação pelo respeito aos colegas parlamentares e à população de São Paulo. Sua trajetória é marcada pelo diálogo, pela escuta ativa e pelo compromisso com soluções concretas para os desafios da cidade”, diz trecho do comunicado.

Outros casos

Essa não é a primeira situação polêmica incluindo o nome de Cris Monteiro. Em 2023, a parlamentar chegou a ser advertida verbalmente pela Corregedoria da Câmara Municipal de São Paulo em um caso envolvendo a ex-vereadora Janaína Lima (MDB), que na época também integrava o Novo.

Em 2021, Cris e Janaína protagonizaram uma briga com agressões físicas no banheiro da Casa, após desentendimento durante votação da reforma da previdência daquele ano.

A parlamentar entrou com pedido de cassação do mandato de sua então colega de partido. Pouco tempo depois, também recebeu um pedido de cassação que partiu de Janaína.

Cris também registrou um boletim de ocorrência na Polícia Civil com fotos das marcas da agressão.

Já em 2024, Cris Monteiro viveu uma cena marcante na tribuna da Câmara, ao retirar sua peruca em resposta a ataques que estaria sofrendo nas redes sociais. A vereadora explicou que sofre de uma condição autoimune conhecida como “alopecia areata”, que a faz perder os cabelos.



Fonte: CNN Brasil

spot_img
spot_img
Sair da versão mobile