24.4 C
Manaus
domingo, 18 maio, 2025
InícioMundoBig techs querem um novo lar para data centers: o Oriente Médio

Big techs querem um novo lar para data centers: o Oriente Médio

Date:


A primeira agenda internacional do segundo mandato de Donald Trump, no Oriente Médio, resultou em acordos bilionários com foco em inteligência artificial. Um dos destaques da visita foi nos Emirados Árabes Unidos: o governo anunciou uma parceria para a construção de um enorme complexo de data centers em Abu Dhabi, que promete ser o maior do mundo fora dos Estados Unidos.

Chamado de “Stargate UAE” (sigla para Emirados Árabes Unidos, em inglês), o projeto vai contar com apoio de big techs importantes do setor de IA, como OpenAI e Nvidia.

Data centers no Oriente Médio são nova aposta dos EUA

Durante a agenda internacional, Trump visitou a Arábia Saudita, onde anunciou acordos que somam US$ 600 bilhões (R$ 3,3 trilhões), com foco em inteligência artificial. O Olhar Digital deu detalhes aqui.

Donald Trump apertando mão de Mohammed bin Salman em visita à Arábia Saudita
Primeira agenda internacional do segundo mandato de Trump foi no Oriente Médio (Imagem: Governo dos EUA)

O presidente estadunidense também visitou os Emirados Árabes Unidos. Ele foi acompanhado de executivos de empresas de tecnologia, como o CEO da Nvidia, Jensen Huang, e o CEO da OpenAI, Sam Altman. Por lá, o governo anunciou a parceria para a construção de um complexo de data centers de IA com capacidade de 5 gigawatts.

Segundo Departamento de Comércio do país, este será o maior data center do mundo fora dos Estados Unidos. O anúncio do órgão não citou nenhuma empresa específica, mas fontes familiarizadas com o assunto confirmaram à CNBC que Nvidia, Cisco, Oracle e OpenAI participarão do projeto “Stargate UAE”.

Data Center.
Complexo no Oriente Médio deve ser o maior data center fora dos EUA (Imagem: Caureem/Shutterstock)

Como será o complexo de data centers?

  • O complexo terá capacidade total de 5 gigawatts, com uma instalação de 25 quilômetros quadrados;
  • Antes disso, a expectativa é começar com uma instalação de capacidade de 1 gigawatt;
  • O complexo ficará em Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes Unidos, e será construído pela empresa nacional G42;
  • Segundas as fontes da CNBC, que não foram identificadas, a Nvidia vai fornecer os chips Blackwell GB300 para o hardware dos data centers.

Qual o objetivo dos EUA no Oriente Médio?

Trump vem trabalhando para impulsionar os investimentos em inteligência artificial. Por exemplo, poucos dias após assumir posse, o republicano anunciou o Stargate, um projeto bilionário que prevê a construção de infraestrutura de IA (leia-se: data centers) pelos próximos quatro anos. Relembre este projeto aqui.

O objetivo é se manter numa posição de liderança global no setor de IA e tecnologia, inclusive fechando parcerias estratégicas que reforcem a dominância norte-americana. A agenda internacional no Oriente Médio, com anúncios de parceria entre os países, reforçou isso.

Leia mais:

Além disso, como lembrou a CNN, os Emirados Árabes Unidos querem se tornar referência global em IA até 2031. A Ministra da Educação do país, Sarah Al Amiri, já havia afirmado que busca diversificar a economia nacional, principalmente nas áreas de tecnologia, consideradas cruciais para o futuro após a exploração de petróleo na região.



Fonte: Olhar Digital

spot_img
spot_img
Sair da versão mobile