[ad_1]
No âmbito da 4ª edição da Conferência Internacional Brics RI, a Índia sediou dois dias de discussões de alto nível com o tema “Multilateralismo do Brics: Paz e Segurança, Desenvolvimento Econômico e Intercâmbios Culturais”.
Os palestrantes destacaram que o fórum oferece à comunidade indiana a oportunidade de contribuir para a definição da agenda da próxima cúpula do BRICS, garantindo que reflita tanto as prioridades nacionais quanto a visão coletiva do grupo. A TV Brics atuou como parceira oficial de informações da conferência.
Shri Dammu Ravi, sherpa da Índia no Brics, refletiu sobre o papel crescente do país no grupo e enfatizou a importância de construir consensos sobre prioridades compartilhadas antes da cúpula de 2026.
O desenvolvimento econômico e a cooperação surgiram como foco central do diálogo. As discussões destacaram iniciativas emblemáticas, como o Novo Banco de Desenvolvimento e o comércio intra-Brics, avaliando seu impacto no equilíbrio econômico global.
Fulufhelo Netswera, diretor do Instituto de Pesquisa do Brics e especialista da TV Brics, abordou consumo de energia, emissões de carbono e eficiência nos países do BRICS+.
Ao longo de dois dias, os debates ressaltaram o papel crescente do grupo na promoção de uma ordem internacional mais equitativa e sua importância na participação em instituições globais, como a Organização das Nações Unidas, o Fundo Monetário Internacional e o Banco Mundial, visando maior representatividade para os países em desenvolvimento. Essa ideia foi destacada anteriormente na XVI Cúpula do Brics em Kazan, onde líderes reforçaram a importância do multilateralismo para garantir um desenvolvimento global justo.
Especialistas afirmam que os resultados da conferência contribuirão para moldar recomendações de políticas e o debate acadêmico em preparação para a cúpula do grupo em 2026.
[ad_2]
Fonte: Brasil de Fato



