24.3 C
Manaus
sábado, 14 fevereiro, 2026
InícioPolíticaConferência Internacional Brics RI projeta agenda estratégica para presidência indiana no grupo...

Conferência Internacional Brics RI projeta agenda estratégica para presidência indiana no grupo em 2026

Date:

[ad_1]

No âmbito da 4ª edição da Conferência Internacional Brics RI, a Índia sediou dois dias de discussões de alto nível com o tema “Multilateralismo do Brics: Paz e Segurança, Desenvolvimento Econômico e Intercâmbios Culturais”.

Os palestrantes destacaram que o fórum oferece à comunidade indiana a oportunidade de contribuir para a definição da agenda da próxima cúpula do BRICS, garantindo que reflita tanto as prioridades nacionais quanto a visão coletiva do grupo. A TV Brics atuou como parceira oficial de informações da conferência.

Shri Dammu Ravi, sherpa da Índia no Brics, refletiu sobre o papel crescente do país no grupo e enfatizou a importância de construir consensos sobre prioridades compartilhadas antes da cúpula de 2026.

O desenvolvimento econômico e a cooperação surgiram como foco central do diálogo. As discussões destacaram iniciativas emblemáticas, como o Novo Banco de Desenvolvimento e o comércio intra-Brics, avaliando seu impacto no equilíbrio econômico global.

Fulufhelo Netswera, diretor do Instituto de Pesquisa do Brics e especialista da TV Brics, abordou consumo de energia, emissões de carbono e eficiência nos países do BRICS+.

Ao longo de dois dias, os debates ressaltaram o papel crescente do grupo na promoção de uma ordem internacional mais equitativa e sua importância na participação em instituições globais, como a Organização das Nações Unidas, o Fundo Monetário Internacional e o Banco Mundial, visando maior representatividade para os países em desenvolvimento. Essa ideia foi destacada anteriormente na XVI Cúpula do Brics em Kazan, onde líderes reforçaram a importância do multilateralismo para garantir um desenvolvimento global justo.

Especialistas afirmam que os resultados da conferência contribuirão para moldar recomendações de políticas e o debate acadêmico em preparação para a cúpula do grupo em 2026.

Conteúdo originalmente publicado em TV Brics

[ad_2]

Fonte: Brasil de Fato

spot_img
spot_img
Sair da versão mobile