O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky participará da missa de posse do recém-eleito Papa Leão no domingo (18), junto com muitos outros líderes mundiais, informou o Vaticano.
A missa na Praça de São Pedro empossará formalmente o papa Leão XIV, que nasceu em Chicago, mas viveu por muitos anos no Peru, como líder dos 1,4 bilhão de católicos romanos do mundo.
O vice-presidente dos EUA, JD Vance, que entrou em conflito com Zelensky na Casa Branca em fevereiro, liderará a delegação dos EUA. O secretário de Estado Marco Rubio também vai assistir a cerimônia.
Zelensky ficaria feliz em se encontrar com outros líderes durante a missa, disse um assessor de alto escalão à Reuters esta semana. Quando foi ao Vaticano para o funeral do papa Francisco em 26 de abril, Zelensky conversou pessoalmente com o presidente dos EUA, Donald Trump, na Basílica de São Pedro.
Rubio discutiu no sábado (17) os esforços para acabar com a guerra entre a Rússia e a Ucrânia com o cardeal Matteo Zuppi, que serviu como enviado do falecido papa Francisco para o conflito Rússia-Ucrânia.
Em comentários a repórteres antes da reunião, o principal diplomata dos EUA sugeriu que o Vaticano poderia ser um local para facilitar o diálogo.
“Eu não chamaria isso de corretor, mas certamente é um lugar onde ambos os lados se sentiriam confortáveis em ir”, disse Rubio aos repórteres.
Entre outros líderes esperados no domingo (18) estão os presidentes de Israel, Peru e Nigéria, os primeiros-ministros da Itália, Canadá e Austrália, o chanceler alemão Friedrich Merz e a presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Layen.
Muitos membros da realeza europeia também estarão presentes, incluindo o rei Felipe e a rainha Letizia da Espanha.
O Brasil será representado pelo vice-presidente, Geraldo Alckmin.
A Rússia será representada pela Ministra da Cultura, Olga Lyubimova, informou o Vaticano.
Fonte: CNN Brasil