32.3 C
Manaus
quarta-feira, 11 fevereiro, 2026
InícioBrasilVídeo mostra discussão antes da morte do artista Felipe Moraes em mercado...

Vídeo mostra discussão antes da morte do artista Felipe Moraes em mercado de SP

Date:

[ad_1]

ouça este conteúdo

00:00 / 00:00

1x

Por Catarina Duarte — Ponte Jornalismo

Um vídeo mostra parte da sequência que antecedeu a morte do artista negro Felipe Moraes de Oliveira, de 29 anos, na terça-feira (26/8), no Jardim do Estádio, em Santo André, região metropolitana de São Paulo. Felipe foi morto a tiros por um segurança do supermercado Loyola. Para a família, a discussão que antecedeu o crime teria começado porque ele tentou entrar no estabelecimento acompanhado de seu cão de estimação.

A gravação foi divulgada pela conta Santo André da Depressão, no Instagram. O vídeo mostra Felipe segurando o cachorro enquanto está no caixa do supermercado. Logo, um homem aparece gesticulando e parece discutir com o artista. Felipe então se aproxima e levanta o moletom que vestia, deixando a barriga à mostra. Os dois permanecem frente a frente, e é possível ver que o homem segura algo na mão.

Em seguida, uma terceira pessoa surge na imagem e se coloca entre os dois, aparentemente para tentar apaziguar a situação. Felipe gesticula e, em determinado momento, desfere um chute na direção do homem. Nas imagens, porém, não é possível identificar com clareza uma arma de fogo, o clarão de disparo ou o instante exato do tiro. Depois, Felipe se afasta e desaparece do campo de visão da câmera.

Segundo a Secretaria da Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP), o segurança do supermercado Loyola está preso temporariamente. A pasta afirmou que ele não tem vínculo com as forças de segurança do Estado. O caso é investigado pelo Setor de Homicídios e Proteção à Pessoa (SHPP) de Santo André.

A Ponte tentou contato com o supermercado Loyola por e-mail e telefone, mas não obteve retorno até a publicação desta reportagem. De acordo com o portal UOL, que teve acesso ao boletim de ocorrência, Felipe foi baleado na barriga e tentou pedir socorro em uma farmácia próxima, mas morreu no local.

O corpo de Felipe foi sepultado na quinta-feira (28/8), em Suzano, na região metropolitana, onde vive sua família. Um ato está sendo organizado para a tarde desta esta sexta-feira (29/8), em frente ao mercado.

artista morte sp

O artista negro Felipe Moraes de Oliveira, de 29 anos, foi morto na última terça-feira (26/8), em Santo André, na região metropolitana de São Paulo (Foto: Reprodução)

Morte do artista e capoeirista

Felipe era artista visual, músico, artesão, percussionista e capoeirista. O mestre de capoeira Pelé lembra da dedicação que ele tinha à prática. “Ele gostava muito da capoeira. Teve um momento em que a aula foi cancelada e ele ia ao espaço e treinava sozinho”, conta.

Uma pessoa que pediu para não ser identificada relatou que, em 21 de agosto, estava no Parque Central de Santo André, lendo e ouvindo música, quando Felipe se aproximou para apresentar seu trabalho artístico. Ele se sentou, mostrou pinturas, vendeu uma pulseira e os dois conversaram sobre música, arte e os direitos dos artistas. Depois, trocaram contatos e passaram a se seguir no Instagram.

Dias depois, essa pessoa soube, em um grupo de familiares, que um homem havia sido assassinado em um supermercado. Ao ver a foto compartilhada, reconheceu Felipe e disse ter ficado muito triste.

Uma página criada no Instagram por amigos e familiares pede justiça por Felipe. “Mais uma vida interrompida pelo racismo estrutural, pela violência policial e pelo descaso que atingem diariamente as periferias”, diz uma das publicações.

“Felipe não era criminoso. Acordava todos os dias para trabalhar, criar e inspirar. Era reconhecido e querido por sua comunidade e por sua família”, acrescenta o perfil.

Amigos, familiares e coletivos organizam nesta sexta-feira (29/8) um ato em homenagem a Felipe. A manifestação terá início com uma caminhada saindo da Praça Carijós, na Vila Linda, até o supermercado Loyola, em formato de cortejo. A Ponte acompanha o ato ao vivo hoje, a partir das 18h.



[ad_2]

spot_img