28.3 C
Manaus
sábado, 29 março, 2025
InícioAmazonasVazamento de amônia em JBS no Pará assusta trabalhadores

Vazamento de amônia em JBS no Pará assusta trabalhadores

Date:



Vazamento assustou trabalhadores (Composição: Lucas Oliveira/Cenarium)

28 de março de 2025

Fabyo Cruz – Da Cenarium

BELÉM (PA) – Um vazamento de amônia ocorrido em uma unidade da empresa JBS, em Marabá, no Sudeste do Pará, gerou tumulto e preocupação entre os trabalhadores do frigorífico. O incidente levou dezenas de funcionários a deixarem as dependências da empresa às pressas.

Vídeos que circulam nas redes sociais mostram um grupo de trabalhadores reunidos no pátio da empresa, onde ficam estacionados os caminhões. Em uma das gravações, uma funcionária relata que ao menos seis pessoas desmaiaram por conta da exposição à substância.

“Olha só no que deu! Seis pessoas desmaiadas. Olha aí, minha colega está lá desacordada. Cadê o chefe? Qualquer coisa me chama. Chamar para quê, diabo?”, questiona uma das trabalhadoras. Outra pessoa reforça a gravidade da situação: “Vazamento de amônia”.

O incidente mais recente é o último de uma série de vazamentos na unidade. Entre junho de 2023 e março de 2025, o frigorífico registrou pelo menos quatro acidentes envolvendo amônia, afetando dezenas de trabalhadores.

No dia 12 de junho de 2023, dois vazamentos simultâneos resultaram em 42 funcionários hospitalizados, com um caso grave. Em 22 de abril de 2024, outro vazamento levou 24 trabalhadores, incluindo uma gestante, ao hospital.

A JBS se manifestou por meio de uma nota e afirmou que a situação foi rapidamente controlada. “Todos os protocolos foram seguidos para garantir a segurança dos colaboradores. A empresa prestou atendimento médico a todos os que solicitaram”, declarou a companhia.

Riscos à saúde

A amônia (NH₃) é um gás incolor com odor forte e característico, amplamente utilizado na indústria frigorífica para refrigeração. Embora seja eficiente para esse tipo de processo, a substância pode ser altamente tóxica quando inalado em grandes quantidades.

A exposição à amônia pode causar irritação nos olhos, nariz, garganta e pele. Em casos mais graves, a inalação pode provocar dificuldades respiratórias, queimaduras químicas e até danos pulmonares. Dependendo da concentração e do tempo de exposição, o contato com a substância pode levar ao desmaio e até representar risco de morte.

Leia também: Anistia Internacional aponta que JBS compra gado bovino de áreas protegidas na Amazônia
Editado por Marcela Leiros
Revisado por Gustavo Gilona



Fonte: Agência Cenarium

spot_img
spot_img