28.3 C
Manaus
sábado, 19 abril, 2025
InícioPolíticaVai ser difícil o Congresso não aprovar projeto de isenção do IR,...

Vai ser difícil o Congresso não aprovar projeto de isenção do IR, diz Haddad

Date:



O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse nesta quarta-feira 16 acreditar ser “difícil” que o Congresso não aprove o projeto de isenção do Imposto de Renda para quem ganha até 5 mil reais.

“Nós estamos muito confiantes, até pela forma como foi recebido pelo Congresso Nacional. Entendemos que vai ser difícil não aprovar o projeto”, afirmou o ministro em entrevista ao programa Sem Censura, da TV Brasil.

Haddad avaliou ainda que o governo estaria aberto a modificar o projeto e que a Fazenda não tem “vaidade” com o texto. “Nós não temos compromisso com o erro ou a vaidade. Dá pra melhorar? Vamos melhorar. Nós tomamos a iniciativa e estamos aqui humildemente esperando sugestões. Se der pra melhorar nós vamos melhorar”, seguiu o ministro.

Para o chefe da Fazenda, diminuir as distorções no sistema tributário brasileiro vão ajudar a melhorar as condições de crescimento sustentável da economia. “No médio/longo prazo, deve ter um impacto na qualidade e no potencial de crescimento da economia brasileira“, apontou.

Um levantamento divulgado no começo do mês pelo instituto Datafolha mostra que a proposta do governo de isentar de Imposto de Renda quem ganha até 5 mil reais por mês tem apoio popular. Cerca de 70% das pessoas são favoráveis e apenas 26% contrárias.

Quando perguntados se acreditam que o Congresso vai aprovar a isenção, porém, há uma certa divisão: 50% acreditam que sim, contra 45% que pensam que não.

O mesmo levantamento também perguntou se os brasileiros aprovam a cobrança de uma alíquota mínima de Imposto de Renda para os mais ricos. Segundo os resultados, a proposta também tem forte apoio da população. São 76% os que dizem ser favoráveis à medida. Contrários somam apenas 20%.



Por:Carta Capital

spot_img
spot_img
Sair da versão mobile