[ad_1]
ouça este conteúdo
00:00 / 00:00
1x
Nos últimos anos, as palavras democracia e liberdade passaram a ser protagonistas dos cenários das disputas politicas no Brasil, em um contexto marcado pela polarização entre diversos e diferentes espectros políticos, com a direita e a esquerda brasileira repetidamente em posições antagônicas.
Essas disputas, que são uma realidade apenas do Brasil, são colocadas nos cenários políticos e envolvem divergências, de forma direta e indireta, sobre temas concernente ao papel do Estado na economia, políticas sociais, liberdades individuais.
Aqui, faço uma ressalva e incluo, também, a palavra direitos humanos!
Pois em um passado, não muito distante, falar e propor ações voltadas para a garantia dos direitos humanos no Brasil, era defender, nas palavras de algumas lideranças da extrema direita, uma “ideologia que descriminaliza bandidos, pune policiais e destrói famílias”.
Nos últimos meses, as palavras ” democracia, liberdade e direitos humanos” vem sendo redesenhandas e usadas por alguns segmentos políticos como escudos e defesas diante de interesses particulares e antidemocráticos contra a soberania e os interesses nacionais.



