25.3 C
Manaus
quarta-feira, 11 fevereiro, 2026
InícioPolíticaUfrgs discute o seu futuro nesta quarta (24) em evento do primeiro...

Ufrgs discute o seu futuro nesta quarta (24) em evento do primeiro ano da reitora Marcia Barbosa

Date:

[ad_1]

A Reitoria da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) realiza nesta quarta-feira (24), a partir das 14h, na Sala 2 do Salão de Atos, o evento “Universidade do Amanhã – O futuro da Ufrgs em debate”.  A programação marca o primeiro ano da gestão da reitora Marcia Barbosa e do vice-reitor Pedro Costa, além de nomes que ajudaram a construir a trajetória da universidade.

O encontro tem início com uma conferência do filósofo e pesquisador João Carlos Salles, ex-reitor da Universidade Federal da Bahia (UFBA), seguida de uma mesa de conversa com os ex-reitores Hélgio Trindade, Wrana Panizzi, Carlos Alexandre Netto e Rui Vicente Oppermann, com mediação da atual reitora. A entrada é livre até a lotação do espaço. Toda a comunidade está convidada, segundo informa a assessoria de imprensa. Não é necessária a inscrição prévia e contará com interpretação em Libras.

A Ufrgs foi fundada em 1934 pela reunião de várias escolas superiores independentes de Porto Alegre, criadas entre o fim do século XIX e início do século XX. Em 1950 foi federalizada, subordinada ao Ministério da Educação. A própria universidade já existia desde 29 de setembro de 1895 (130 anos na segunda-feira, abrangendo as Escolas de Farmácia, Química e Engenharia).

Em 28 de novembro serão comemorados 90 anos, quando passou a existir a Universidade de Porto Alegre. Desde sua criação tem sido um importante centro de pesquisa, discussão e difusão de conhecimento, expandindo continuamente seu campo de atuação e desempenhando um papel de destaque na história da educação, da cultura, das ciências, das artes e da tecnologia gaúcha.

Com quatro campi em Porto Alegre, um no Litoral e várias outras unidades na Capital e no Interior, totalizando uma área construída de cerca de 370 mil m2, a Ufrgs mantém cursos de graduação e pós-graduação nas áreas de ciências exatas, humanas, biológicas, da saúde, entre outras, além de centros de pesquisa, institutos técnicos, laboratórios, museus, bibliotecas, centros culturais, coleções artísticas, históricas e científicas, cinema, rádio, TV, jornal, editora e outros equipamentos, e oferece uma diversificada programação cultural e educativa para o grande público.

Nas últimas décadas tem se mantido entre as principais universidades do Brasil, e em muitos anos foi a melhor na categoria das universidades públicas. Seus prédios históricos foram declarados Patrimônio Cultural do Rio Grande do Sul, e dois deles, tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Hoje, a Ufrgs tem 47.087 alunos e orçamento de R$ 2.183.584.979,00 (dados de 2023).

Confira a programação

14h: Abertura com a reitora Marcia Barbosa e o vice-reitor Pedro Costa

14h30: Conferência “O futuro da universidade”, com João Carlos Salles

15h30: Legado e futuro: conversa com os ex-reitores Hélgio Trindade, Wrana Panizzi, Carlos Alexandre Netto e Rui Vicente Oppermann, com mediação de Marcia Barbosa

16h30: Encerramento

[ad_2]

Fonte: Brasil de Fato

spot_img
spot_img
Sair da versão mobile