Com foco no mercado doméstico, empresas apostam na combinação entre expertise automotiva e tecnologia de direção autônoma.

A Waymo, empresa de veículos autônomos controlada pela Alphabet, anunciou uma parceria preliminar com a Toyota para explorar o uso da tecnologia robotaxi em veículos de propriedade pessoal.
Segundo as empresas, a colaboração pretende combinar a expertise da Toyota em produção veicular com a tecnologia de direção autônoma da Waymo, com foco no desenvolvimento de novas soluções para o consumidor final.
A parceria marca uma mudança de foco para a Waymo, tradicionalmente voltada à operação de frotas autônomas para transporte por aplicativo, e abre caminho para que veículos pessoais possam, futuramente, contar com capacidades de direção autônoma.
Segundo Tekedra Mawakana, co-CEO da Waymo, o acordo pode incluir a adição de modelos da Toyota à frota do serviço Waymo One, que já opera em cidades como São Francisco, Los Angeles, Phoenix e Austin.
Waymo expande parcerias
- Atualmente, a empresa realiza cerca de 250 mil corridas autônomas pagas por semana, número que vem crescendo desde sua recente expansão em Austin e na Baía de São Francisco.
- Mesmo com a nova aliança, a Waymo afirma que seguirá com seus planos de incorporar veículos da Hyundai e da chinesa Geely à operação de robotáxis.
- A Toyota, maior montadora do mundo em vendas, já teve envolvimento com outras empresas de tecnologia autônoma, incluindo um investimento anterior na Tesla.
- A gigante japonesa busca agora acelerar sua presença no setor de direção automatizada, diante da crescente competição de empresas como a própria Tesla, que também mira o mercado de veículos autônomos pessoais.

Leia mais:
Tesla terá robotáxis nos EUA esse ano
Apesar de ainda não oferecer carros capazes de operar sem supervisão humana, a Tesla afirma que lançará, em junho, um serviço de viagens totalmente autônomas com o Model Y em Austin, usando a versão mais recente de seu sistema Full Self-Driving (FSD).
O CEO da Tesla, Elon Musk, no entanto, criticou o modelo da Waymo, alegando que os robotáxis são caros demais para serem escaláveis.
O CEO da Alphabet, Sundar Pichai, reconheceu recentemente que o modelo de negócios da Waymo ainda está em construção, mas destacou o potencial futuro do uso doméstico da tecnologia. A parceria com a Toyota reforça essa direção e aproxima o uso de carros autônomos do consumidor comum.


Colaboração para o Olhar Digital
Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.
Fonte: Olhar Digital