28.3 C
Manaus
terça-feira, 10 fevereiro, 2026
InícioBrasilToffoli acata pedido da PGR e bloqueia bens de Tanure

Toffoli acata pedido da PGR e bloqueia bens de Tanure

Date:

[ad_1]

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Dias Toffoli determinou no dia 6 de janeiro o bloqueio dos bens do empresário Nelson Tanure, no mesmo montante solicitado anteriormente em relação a Daniel Vorcaro, controlador do Banco Master. A decisão atende a um pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR) e foi divulgada em reportagem da Folha de S.Paulo, que teve acesso ao documento.

Na decisão, Toffoli cita manifestação da PGR, que afirma que a Polícia Federal indicou que Tanure seria “sócio oculto do Banco Master, exercendo influência por meio de fundos e estruturas societárias complexas”. O ministro ressaltou a necessidade e urgência do bloqueio do patrimônio do empresário, deferindo os pedidos de sequestro feitos pela PGR.

Conhecido por investir em empresas problemáticas, Tanure ainda não se manifestou sobre a decisão do STF. No entanto, em 15 de janeiro, ele divulgou nota negando qualquer envolvimento societário com o Banco Master: “Não fui nem sou controlador do extinto Banco Master, tampouco seu sócio, ainda que minoritário, direta ou indiretamente”, afirmou.

Na semana anterior, Tanure havia sido alvo de busca e apreensão na segunda fase da Operação Compliance Zero, que investiga fraudes envolvendo o banco por meio de fundos de investimento. A ação resultou no sequestro e bloqueio de R$ 5,7 bilhões em bens de envolvidos.

Trajetória empresarial marcada por controvérsias

A Operação Compliance Zero representa um ápice em uma trajetória marcada por controvérsias para Tanure, que atua no mercado desde a década de 1990. Natural da Bahia, ele se estabeleceu no Rio de Janeiro, de onde concentrou seus negócios.

Recentemente, Tanure investiu em empresas como a Prio (óleo e gás), a incorporadora Gafisa, a distribuidora de energia Light, a varejista Dia e a companhia de saúde diagnóstica Alliança Saúde.

No passado, teve participação relevante na operadora de telefonia Oi durante período crítico, e assumiu o controle do extinto jornal econômico Gazeta Mercantil em momento de crise, além de ter sido dono do Jornal do Brasil.

Sua trajetória mostra um padrão de investimentos em empresas em dificuldades ou em setores estratégicos, reforçando o impacto do atual bloqueio sobre sua atuação empresarial.



[ad_2]

ICL Notícias

spot_img
spot_img