24.4 C
Manaus
domingo, 18 maio, 2025
InícioMundoTikTok lança recurso de meditação para você “se desligar” à noite

TikTok lança recurso de meditação para você “se desligar” à noite

Date:


Ferramenta interrompe o feed de usuário para guiar uma experiência de meditação que ajuda na qualidade do sono

Captura-de-tela-2025-05-18-161834-1920x1080.png
Para adolescentes menores de 18 anos, recurso estará ativado por padrão (Imagem: TikTok/Divulgação)

Compartilhe esta matéria

O TikTok lançou um recurso de meditação chamado “Horas de Sono”, que promete auxiliar crianças, adolescentes e adultos a desligar o celular antes da hora de dormir. O recurso em tela cheia e com música relaxante promete ajudar o usuário a “se desligar”.

Para adolescentes menores de 18 anos, a função será ativada como padrão. Se um adolescente decidir usar o TikTok após as 22h, seu feed “Para Você” será interrompido por um exercício de meditação guiada, para ajudá-lo a relaxar durante a noite. Se ele decidir passar mais tempo no TikTok após o primeiro lembrete, um segundo lembrete (mais difícil de ignorar) será exibido em tela cheia.

Para maiores de idade, o recurso não vem como padrão. Adultos podem ativar as Horas de Sono a qualquer momento na página de configurações de Tempo de Uso.

“Projetamos esses recursos para refletir as melhores práticas da teoria da mudança comportamental, oferecendo estímulos positivos que podem ajudar os adolescentes a desenvolver hábitos equilibrados a longo prazo”, diz a rede social.

Página do TikTok em um smartphone
Plataforma diz que quer ajudar a criar hábitos equilibrados a longo prazo (Imagem: jackpress/Shutterstock)

Problemas de vício

  • O anúncio é feito em um momento em que a plataforma enfrenta alegações generalizadas de que prejudicou conscientemente a saúde mental dos usuários, como lembra o jornal The New York Times.
  • Nos Estados Unidos, processos movidos em outubro por 13 estados e pelo Distrito de Columbia acusam o TikTok de criar um aplicativo intencionalmente viciante que prejudicou crianças e adolescentes.
  • Aqui no Brasil, o Instituto Defesa Coletiva ajuizou uma ação em que pede a responsabilização do TikTok e do Kwai por danos à saúde mental de menores de idade em decorrência da dependência causada pela exposição excessiva às telas, segundo o Conjur.
Logos de TikTok e ByteDance divididos por uma sobra de uma mão segurando um smartphone
Anúncio ocorre em meio a processos judiciais que acusam a plataforma de gerar vício em crianças e adolescentes (Imagem: Mamun_Sheikh/Shutterstock)

Leia Mais:

Iniciativa global

A rede social também anunciou uma doação de US$ 2,3 milhões em créditos publicitários para 31 organizações de saúde mental em 22 países ao redor do mundo, como parte do Fundo de Educação em Saúde Mental da plataforma, criado em 2023.

“O financiamento ajudará organizações a criar conteúdo sobre saúde mental ainda mais informativo e envolvente para públicos em todo o mundo”, diz o comunicado. Entre as entidades beneficiadas, estão a Aliança para Transtornos Alimentares, Koko Cares e Crisis Text Line.

Bruna Barone

Colaboração para o Olhar Digital

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero

Vitoria Lopes Gomez

Vitoria Lopes Gomez é redatora no Olhar Digital





Fonte: Olhar Digital

spot_img
spot_img