Origem do Selva: Monitoramento na Amazônia
Igor Ribeiro e Rodrigo Souza, entre 2015 e 2019, conduziram pesquisas sobre os efeitos das queimadas na Amazônia. Em 2020, nasceu o projeto Selva para aproximar a ciência da sociedade.
Colaborações e Crescimento em 2021
A Cuomo Foundation, a UEA e a FUEA apoiaram o projeto em 2021. A equipe cresceu e o sistema foi renomeado para SELVA (Sistema Eletrônico de Vigilância Ambiental).
O Selva em Ação: Monitorando Queimadas e Qualidade do Ar
A Universidade do Estado do Amazonas (UEA) lançou, nesta terça-feira (26/09), o aplicativo do sistema de monitoramento “Selva”, uma plataforma on-line que mede, em tempo real, queimadas e a qualidade do ar, contribuindo para a tomada de decisões e a proteção da saúde pública. O sistema já está disponível para download em dispositivos Android, por meio da Play Store.
Acesse o Site: appselva.com.br
Combate a Crimes Ambientais e Parceria com o MP
A plataforma Selva não apenas fornece dados em tempo real, mas também ajuda a combater crimes ambientais, fornecendo evidências técnicas para responsabilização, com apoio do Ministério Público.
Ciência Cidadã: Expansão do Monitoramento
O Selva planeja expandir a rede de monitoramento de qualidade do ar com sensores de baixo custo, incentivando a ciência cidadã e a participação da comunidade.
Participe da Iniciativa Selva
Se você possui uma tomada de energia e acesso à internet Wi-Fi externa na sua casa, na sua escola, no seu escritório, no seu sítio, ou seu comércio, pode fazer parte da iniciativa Selva preenchendo o formulário de interesse em ser um parceiro, com custo zero de aquisição do sensor SELVA.