O (frio de) inverno está chegando. O tempo já deve começar a virar ao longo deste fim de semana. Mas a primeira frente fria grande de 2025 no Brasil deve aparecer ao longo da próxima semana, segundo meteorologistas. E ela vai afetar grande parte do país.
A massa polar deve começar a avançar pela região Sul na terça-feira (27), segundo modelos meteorológicos (via G1). E vai ficar mais forte a partir do próximo sábado (31).
Previsão do tempo: clima deve virar neste fim de semana e esfriar mais na próxima semana
A frente fria que avança pelo Sudeste neste fim de semana é modesta e vai servir para encerrar o veranico (períodos de mais de quatro dias de dias quentes durante inverno ou outono).

Já a próxima, que deve mostrar as caras na semana que vem, deve ser a primeira frente fria grande de 2025.
O meteorologista Fábio Luengo, da Climatempo, faz a seguinte ressalva em entrevista ao G1: “[Neste fim de semana] não vai ser um frio muito grande em nenhuma parte do Brasil.”
- Essa frente fria mais modesta é oceânica. Então, áreas mais próximas do mar devem ser as mais afetadas.
A primeira frente fria grande de 2025
Na próxima onda de frio, que deve começar na próxima terça, as temperaturas devem cair não só no Sul, mas em grande parte do Sudeste e do Centro-Oeste, além de parte do Norte.

Exemplos de mudanças que você pode esperar, a depender de onde mora:
- Temperaturas abaixo de zero no Sul (ou seja, pode gear e nevar);
- Recordes de temperaturas baixas no Sul, Sudeste, Centro-Oeste e parte do Norte;
- Friagem no Norte.
“O grande diferencial desta massa de ar frio é que ela deve ter características continentais“, diz a meteorologista Josélia Pegorim, também da Climatempo, ao G1.
O que isso quer dizer, afinal? “Isso quer dizer que o ar de origem polar vai se deslocar pelo interior da América do Sul e não sobre o oceano”, explica Josélia.
Leia mais:

Essa frente fria vai vir em duas “doses”. A primeira deve avançar pelo país a partir da semana que vem. A segunda, entre 31 de maio e 1º de junho.
- Primeira “dose” deve causar chuva no Sul e instabilidade em parte de São Paulo (onde temperatura não deve cair tanto por conta do excesso de nebulosidade e chuva) e do Mato Grosso;
- Segunda “dose” deve derrubar temperaturas no Sudeste e no Centro-Oeste.
Além das temperaturas possivelmente negativas no Sul, elas podem ficar abaixo dos 10ºC em áreas do Sudeste e do Centro-Oeste. No Norte, o vento frio pode avançar até Rondônia, Acre e áreas no sul da Amazônia.
Fonte: Olhar Digital