O governo russo afirmou nesta sexta-feira (18) que já houve algum progresso nas negociações sobre um possível acordo de paz para pôr fim à guerra na Ucrânia, mas que os contatos com os Estados Unidos eram bastante complicados.
“Os contatos são bastante complicados, porque, naturalmente, o tema não é fácil”, comentou o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, a repórteres.
“A Rússia está comprometida em resolver este conflito, garantindo os próprios interesses, e está aberta ao diálogo. Continuamos fazendo isso.”, acrescentou.
O presidente dos EUA, Donald Trump, desistirá de tentar negociar um acordo de paz entre a Rússia e a Ucrânia dentro de alguns dias, a menos que haja sinais claros de que um acordo possa ser alcançado, relatou o Secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, nesta sexta-feira (18).
Questionado se os Estados Unidos poderiam se retirar da busca por um acordo de paz na Ucrânia, Peskov disse que essa era uma questão para Washington.
“Acreditamos que já podemos notar algum progresso”, falou Peskov, citando uma moratória temporária sobre ataques contra infraestrutura energética, embora tenha afirmado que a Ucrânia não a aderiu.
“Portanto, certos avanços já foram alcançados, mas, é claro, ainda há muitas discussões complexas pela frente.”
Peskov, quando questionado se a moratória de energia havia terminado, comentou que já havia se passado um mês, mas que nenhuma ordem do presidente havia sido recebida para mudar a posição da Rússia.
Fonte: CNN Brasil