26.3 C
Manaus
terça-feira, 1 abril, 2025
InícioMundoreunião na Casa Branca pode selar destino do app

reunião na Casa Branca pode selar destino do app

Date:


A Casa Branca realiza uma reunião decisiva para definir o futuro do TikTok nos EUA, enquanto investidores correm para concluir um acordo

Bandeira dos EUA à esquerda; à direita, logo do TikTok em um smartphone
(Imagem: Ascannio/Shutterstock)

Compartilhe esta matéria

A Casa Branca realizará uma reunião nesta quarta-feira (2) para discutir uma proposta final relacionada ao futuro do TikTok nos Estados Unidos. O presidente Donald Trump avaliará o plano antes do prazo final de 5 de abril, estabelecido para que o aplicativo encontre um comprador não chinês ou enfrente um banimento no país.

De acordo com um funcionário da Casa Branca, confirmado pela CBS News, a reunião ocorrerá no Salão Oval e contará com a presença do vice-presidente JD Vance, do Secretário de Comércio Howard Lutnick, do conselheiro de segurança nacional Mike Waltz e da Diretora de Inteligência Nacional Tulsi Gabbard.

Investidores buscam participação no TikTok

O grupo de acionistas não chineses da ByteDance, liderado pela Susquehanna International Group e pela General Atlantic, está discutindo um plano para arrecadar capital e apresentar uma oferta pelo controle das operações do TikTok nos EUA. A empresa de private equity Blackstone também avalia se juntar a essa iniciativa, conforme relatado pela Reuters na semana passada.

fachada da bytedance
Acionistas não chineses da ByteDance discute plano de aquisição do TikTok nos Estados Unidos (Imagem: RidhamSupriyanto / Shutterstock.com)

No domingo, Trump declarou que um acordo entre ByteDance e investidores americanos para a venda do TikTok será fechado antes do prazo de abril. O presidente estabeleceu essa data em janeiro, alegando preocupações com segurança nacional.

Interesse do Vale do Silício

A empresa de capital de risco Andreessen Horowitz também está em negociações para investir no TikTok, segundo o Financial Times. O cofundador da empresa, Marc Andreessen, apoia a administração Trump e estaria negociando um investimento que permitiria a aquisição das participações chinesas no TikTok. O movimento faz parte de um plano liderado pela Oracle e outros investidores americanos para separar a rede social de sua empresa-mãe, a ByteDance.

Na última sexta-feira (29), a Reuters informou que a Blackstone está considerando um pequeno investimento minoritário na divisão americana do TikTok. Nem a ByteDance nem a Andreessen Horowitz comentaram as negociações.

Leia mais:

Casa Branca como intermediária

As negociações sobre o futuro do TikTok estão se concentrando em um plano no qual os principais investidores não chineses da ByteDance aumentariam suas participações e assumiriam as operações do TikTok nos Estados Unidos.

Trump afirmou que sua administração está em contato com quatro grupos distintos interessados na compra do TikTok, sem revelar suas identidades. No cenário atual, a Casa Branca tem atuado como um banco de investimentos, com o vice-presidente JD Vance liderando o processo de venda.


Ana Luiza Figueiredo

Redator(a)

Ana Luiza Figueiredo é repórter do Olhar Digital. Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), foi Roteirista na Blues Content, criando conteúdos para TV e internet.




Fonte: Olhar Digital

spot_img
spot_img