O ex-senador Roberto Requião (sem partido) e o atual governador Ratinho Jr. (PSD) lideram a disputa pelas duas cadeiras do Senado pelo Paraná em 2026. A conclusão é do novo levantamento do instituto Paraná Pesquisas com eleitores do estado. A pesquisa foi divulgada nesta segunda-feira 26.
Requião aparece com bom desempenho nos dois cenários testados. No primeiro, sem a presença de Ratinho – que tenta emplacar uma candidatura ao Planalto -, o ex-senador soma 33,2% e aparece na liderança numérica da disputa. Ele é seguido de perto pelo deputado federal Beto Richa (PSDB), que já foi governador do estado. O tucano tem 32,1% das intenções de voto. A lista deste primeiro cenário testado é fechada com Cristina Graeml (sem partido), Filipe Barros (PL), Pedro Lupion (PP) e Zeca Dirceu (PT). Veja os números:
Cenário 1
- Roberto Requião (sem partido) – 33,2%
- Beto Richa (PSDB) – 32,1%
- Cristina Graeml (sem partido) – 23,7%
- Filipe Barros (PL) – 22,8%
- Pedro Lupion (PP) – 11,7%
- Zeca Dirceu (PT) – 11,7%
- Brancos/Nulos/Nenhum – 12,7%
- Não sabem/Não responderam – 6,8%
Ratinho, por sua vez, lidera a disputa quando seu nome é listado entre os postulantes ao cargo. O governador soma 62,3% das intenções de voto caso opte por ser candidato ao Senado. Requião aparece na segunda posição com 26,8% e é novamente seguido de perto por Beto Richa, com 25,2% das intenções de voto. A ministra Gleisi Hoffmann foi testada como candidata do PT, mas fica apenas em quinto lugar. Confira:
Cenário 2
- Ratinho Junior (PSD) – 62,3%
- Roberto Requião (sem partido) – 26,8%
- Beto Richa (PSDB) – 25,2%
- Filipe Barros (PL) – 19,8%
- Gleisi Hoffmann (PT) – 16,3%
- Pedro Lupion (PP) – 8,9%
- Brancos/Nulos/Nenhum – 7%
- Não sabem/Não responderam – 5,4%
O Paraná Pesquisas ouviu, neste levantamento, 1.550 eleitores de diferentes regiões do estado, entre os dias 17 e 21 de maio. Para o Senado, cada entrevistado poderia citar até dois candidatos. A margem de erro da pesquisa é de 2,5 pontos percentuais.
O levantamento divulgado nesta segunda-feira também monitorou, em outro recorte, a disputa pelo governo do estado. O ex-juiz Sergio Moro, senador pelo União, lidera com folga quando é citado entre as opções. No cenário sem o senador, Requião Filho (PDT) e Beto Richa (PSDB) empatam tecnicamente.
Por:Carta Capital