[ad_1]
Neste domingo (12), feriado do dia de Nossa Senhora da Aparecida, padroeira do Brasil, o país comemora também o Dia das Crianças. A data mobiliza famílias e comunidades para promover um dia de lazer para os pequenos – e não é diferente nas ocupações urbanas e rurais, nas periferias ou entre as famílias migrantes. Independentemente da condição econômica, os grupos buscam dedicar aquele dia às crianças e adolescentes.
De diferentes formas, as ações reafirmam que o Dia das Crianças vai muito além dos presentes: é sobre afeto, comunidade, solidariedade e esperança. Participar de uma delas é um gesto simples, mas com o poder de transformar o outubro de muitas infâncias. E o Brasil de Fato destacou algumas iniciativas do tipo encabeçadas por movimentos populares e outras organizações da sociedade civil, caso o leitor ou leitora deseje contribuir com alguma delas. Confira.
Brasília Teimosa
A Fábrica de Vassouras de Brasília Teimosa, iniciativa de diversas mães desempregadas que vivem no bairro, está recebendo doações para a Festa das Crianças, a ser realizada na tarde do dia 19 de outubro, a partir das 14 horas. O encontro será na rua Paru, nº 297, em frente ao Conselho de Moradores de Brasília Teimosa.
As mães estão recebendo doações de brinquedos novos e usados (desde que em bom estado), pipoca, bombons, doces, picolés, salgadinhos, guloseimas e refrigerantes. Os itens podem ser entregues na rua Dagoberto Pires, nº 90, casa C. As doações financeiras podem ser feitas através da chave Pix 81981654655, no nome de Carolina Patrícia, uma das organizadoras da atividade.
Ibura
Ainda na zona sul, o Centro Comunitário Mário Andrade, no Ibura, promove pelo 7º ano a sua Festa das Crianças, agora com o tema Crianças têm direito de brincar. O evento acontece no dia 26 de outubro, a partir das 13h, na rua Professor José Brasileiro Vilanova, nº 112. A organização está recebendo brinquedos, roupas infantis, doces e outros itens para brincadeiras. Pessoas interessadas em ajudar podem fazer doações financeiras através do Pix 81986664650 ou entrar em contato pelo mesno número de telefone. A proposta é reforçar que todas as crianças devem brincar e sonhar.
Setúbal/Boa Viagem
A Cáritas Brasileira – Regional Nordeste 2 (CBNE2) realiza a 6ª edição da Campanha do Brinquedo, direcionada a atender crianças venezuelanas que migraram para o Recife em meio à instabilidade econômica que afeta o país. As doações são recebidas até o dia 21 de outubro, com entrega realizada no dia 25, durante festa promovida pelo Instituto Robinson Cavalcanti, na localidade de Setúbal, bairro de Boa Viagem, zona sul do Recife.
Interessados em colaborar podem doar brinquedos novos na Casa de Direitos de Pernambuco, que fica dentro da Universidade Católica (Unicap), em Santo Amaro; ou podem contribuir financeiramente através da chave Pix [email protected]. A ação envolve voluntários ligados ao Clube Venezolano do Recife, fortalecendo laços e integração para mais de 100 crianças. Caso a Cáritas arrecade mais brinquedos que o necessário, as doações extras beneficiarão também as crianças da comunidade do Tijolinho, também em Boa Viagem.
Água Fria
Já na zona norte do Recife, o Maracatu Linda Flor, de Água Fria, celebra o Dia das Crianças junto ao aniversário do grupo cultural, no dia 18 de outubro. A festa, que promete muita animação e partilha, será na rua Dez de Janeiro. Neste endereço, o grupo está arrecadando alimentos, refrigerantes, brinquedos e também recebe doações financeiras via Pix, na chave 81996898212. O grupo, que reforça o espírito comunitário e a importância da solidariedade para tornar o dia mais especial, pontuando que as crianças são a esperança do amanhã.
Ocupações do MTST
O Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) também se prepara para comemorar o dia das crianças com festas nas suas ocupações na Região Metropolitana do Recife. Neste sábado (11), a festa é na ocupação Brasil Soberano, no Zumbi do Pacheco, em Jaboatão. Duas semanas depois, no sábado (25), é a vez das crianças da ocupação 8 de Março, no bairro de Boa Viagem.
O movimento também prepara o Festival Literário das Formiguinhas Sem Teto, no fim de semana 25 e 26 de outubro. A campanha Faça uma criança sem-teto feliz! pede doações de literatura para crianças e adultos, além recursos financeiros para comprar brinquedos, lanches e sacolinhas a serem distribuídas durante as atividades. Doações financeiras podem ser feitas através da chave Pix [email protected].
Caruaru
No Agreste do estado, moradores do bairro José Carlos de Oliveira, em Caruaru, também organizam uma celebração de Dia das Crianças. Eles pedem doações de brinquedos, roupas, pipocas e doces, que podem podem ser entregues no armazém Deda Construção, na rua José Ferreira Torres Galindo, nº 97. As doações financeiras devem ser feitas via Pix (CPF 065.842.534-06, no nome de Albenize Rosa da Silva). A festa acontece no dia 19 de outubro, com atividades também nas comunidades do acampamento Jean Carlos (MST) e na José Carlos de Oliveira.
[ad_2]
Fonte: Brasil de Fato



