25.3 C
Manaus
terça-feira, 10 fevereiro, 2026
InícioPolíticaQuando o cinema encara a luta pela terra, com Tetê Moraes e...

Quando o cinema encara a luta pela terra, com Tetê Moraes e Cezar Moraes — Brasil de Fato

Date:

[ad_1]

Quando o cinema se junta à luta pela reforma agrária, o assunto ganha uma nova dimensão, atingindo um público mais amplo e diverso. Foi o que aconteceu com Cabra Marcado para Morrer, de Eduardo Coutinho. Foi também o que ocorreu com os documentários Terra para Rose e O Sonho de Rose.

Neles, ambos dirigidos por Tetê Moraes, percorre-se a caminhada de Roseli Celeste Nunes da Silva, sem terra atropelada e morta durante uma manifestação nos anos 1980. Através deles, junto com o drama de Rose, descreve-se a ocupação da fazenda Annoni, norte do Rio Grande do Sul, e a resistência e vitória dos acampados que, enfim, conquistam seu pedaço de chão.

Agora, quando a ocupação da Annoni completa 40 anos e o antigo latifúndio congrega cinco assentamentos que resultaram em mais produção agrícola e pecuária, cooperativas, escolas e até propiciaram o nascimento de um novo município, Pontão, Tetê Moraes e o seu diretor de fotografia, Cezar Moraes, estão retornando à região para gravar um novo documentário atualizando a jornada daquelas famílias que, no século passado, ousaram desafiar o arame farpado para construir a sua própria história.

Ambos, Tetê e Cezar, são os nossos entrevistados nesta edição do De Fato. Vão contar o que fizeram no passado e o que pretendem agora.

O podcast De Fato é uma produção do Brasil de Fato RS em parceria com o SindBancários de Porto Alegre e Região.

Todo sábado, um entrevistado ou uma entrevistada debaterá os principais fatos em destaque no Rio Grande do Sul, no Brasil e no mundo.

Ficha técnica da edição:
Apresentação: Katia Marko e Ayrton Centeno
Direção: Marcelo Ferreira
Produção: Saraí Brixner, Fabiana Reinholz e Clara Aguiar
Roteiro: Ayrton Centeno
Trilha sonora original: Zé Martins
Edição e sonorização: Alexandre Garcia
Técnica: Diego Dorneles
Arte: Clara Aguiar
Voz das vinhetas: Nara Lacerda

[ad_2]

Fonte: Brasil de Fato

spot_img
spot_img