28.3 C
Manaus
sexta-feira, 13 fevereiro, 2026
InícioBrasilPT aciona STF contra Tarcísio por suposta pressão para liberar ida de...

PT aciona STF contra Tarcísio por suposta pressão para liberar ida de Bolsonaro aos EUA

Date:

[ad_1]

ouça este conteúdo

00:00 / 00:00

1x

Por Cleber Lourenço

O líder do PT na Câmara, Lindbergh Farias (PT-RJ), apresentou ao Supremo Tribunal Federal (STF) uma petição pedindo investigação da conduta do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, por suposta tentativa de beneficiar Jair Bolsonaro. Segundo o documento, Tarcísio teria telefonado para ministros do STF solicitando autorização para que Bolsonaro viajasse aos Estados Unidos, em meio a pressões políticas articuladas pelo ex-presidente americano Donald Trump.

A petição foi protocolada no âmbito da Ação Penal 2668, que trata dos atos golpistas de 8 de janeiro, e dirigida ao ministro Alexandre de Moraes. Lindbergh argumenta que a iniciativa de Tarcísio se insere em uma estratégia de chantagem internacional para forçar a anistia de condenados pelos ataques às instituições, aproveitando-se de ameaças econômicas feitas por Trump.

De acordo com a peça, o gesto do governador configura ingerência indevida sobre o Judiciário e potencial obstrução da Justiça. Para o parlamentar, Tarcísio teria usado o cargo para favorecer Bolsonaro, réu em medidas cautelares do STF, tentando permitir sua saída do país mesmo diante de sinais de risco de evasão já reconhecidos.

PT aciona STF contra Tarcísio por suposta pressão para liberar ida de Bolsonaro aos EUA

O documento também reforça um pedido já feito para que a Procuradoria-Geral da República se manifeste com urgência sobre a necessidade de impor monitoramento eletrônico a Bolsonaro, a fim de evitar fuga e garantir a eficácia das decisões da Corte.

Lindbergh sustenta ainda que o episódio com Tarcísio se soma a outros movimentos da mesma engrenagem, como a estadia de Bolsonaro na embaixada da Hungria em 2024 e as viagens recentes de aliados como Eduardo Bolsonaro e Carla Zambelli, além da carta enviada por Trump a Lula condicionando relações bilaterais à anistia.

Tarcísio no foco

A iniciativa do PT complementa a ação já apresentada ao STF pelo grupo Prerrogativas, também questionando a articulação internacional em favor de Bolsonaro. A ação do grupo foi revelada com exclusividade pelo ICL Notícias.

Na petição, Lindbergh afirma que não se trata de criminalizar atividade política legítima, mas de proteger a jurisdição penal do STF diante de interferências indevidas, inclusive por parte de autoridades públicas.

O parlamentar pede que os fatos sejam juntados à Ação Penal 2668, que a PGR seja instada a se manifestar sobre o monitoramento de Bolsonaro e que o Ministério Público seja oficialmente comunicado para investigar Tarcísio por possíveis crimes de obstrução da Justiça, abuso de autoridade e colaboração com organização criminosa transnacional.



[ad_2]

spot_img