27.3 C
Manaus
sábado, 15 agosto, 2026
InícioBrasilPropagandas de fast food aumentam consumo diário de calorias em crianças, diz...

Propagandas de fast food aumentam consumo diário de calorias em crianças, diz estudo

Date:


Pesquisas recentes mostram que a publicidade de alimentos ultraprocessados, ou fast food, pode ter um impacto direto e rápido na alimentação infantil. Um estudo do Reino Unido, apresentado no Congresso Europeu de Obesidade em Málaga, Espanha, revelou que crianças expostas a apenas cinco minutos de propagandas de fast food acabam ingerindo, em média, 130 calorias a mais ao longo do dia — o equivalente a duas fatias de pão.

O efeito observado não depende do tipo de mídia. De vídeos em redes sociais a podcasts e outdoors, o impacto no consumo calórico se manteve semelhante, segundo a professora Emma Boyland, da Universidade de Liverpool, que coordenou a pesquisa. “O estudo comparou os diferentes tipos de mídia: audiovisual, televisão, postagens nas redes sociais, áudio, como os podcasts, e estáticos, como os outdoors. Foi possível concluir que o efeito sobre a alimentação foi similar”, afirmou Boyland, que completou e reforçou a urgência de políticas públicas para restringir a publicidade de “junk food” voltada ao público infantil.

O estudo envolveu 240 participantes voluntários entre 7 e 15 anos, que foram expostos a anúncios de fast food em duas ocasiões. Após a exposição, os pesquisadores mediram o consumo de calorias nos lanches e almoços subsequentes, detectando aumento médio de 58,4 calorias nos lanches e 72,5 calorias nas refeições principais. O mesmo não aconteceu após entrarem em contato com propagandas de produtos não alimentícios.

Para especialistas, os achados reforçam a necessidade de regulamentações mais rigorosas. No Reino Unido, novas regras entram em vigor em outubro, limitando a veiculação de propagandas de alimentos menos saudáveis na TV e online. “Também indicam que devemos pensar de modo mais amplo sobre o ambiente midiático ao qual as crianças estão expostas e as regulamentações devem ser abrangentes e preparadas para o futuro”, destaca Boyland.

fast food

Crianças expostas a cinco minutos de propagandas de fast food acabam ingerindo, aproximadamente 130 calorias a mais ao longo do dia (Foto: Tânia Rêgo / Agência Brasil)

Papel da família contra fast food

No Brasil, médicos reforçam o papel crucial da família. O pediatra Mauro Fisberg alerta que conteúdos digitais dialogam de forma mais direta e persuasiva com as crianças, e recomenda equilíbrio no controle alimentar: “De qualquer forma, é importante que os pais controlem a questão alimentar sem ser autoritários, mas também sem ser permissivos e entendam que nada precisa ser proibido se for esporádico. O segredo está no equilíbrio”, afirma.

A endocrinologista pediátrica Jéssica França da Silva também chama atenção para a vulnerabilidade das crianças à publicidade, muitas vezes atraídas por brindes e brinquedos. Ela orienta que os pais estimulem hábitos saudáveis envolvendo os filhos no preparo das refeições, oferecendo variedade e transformando a alimentação em experiência prazerosa. Esse envolvimento ajuda a reduzir a influência negativa das propagandas e promove escolhas mais nutritivas a longo prazo, conclui Jéssica.





spot_img